Sem muito alarde, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, fez uma visita ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) – nome com quem não tinha uma aproximação política há mais de 20 anos -, na residência do peemedebista, na tarde da segunda-feira (2). O encontro entre os dois caciques foi de cortesia, sem deliberações políticas específicas.


Desde que retornaram de São Paulo, na última quinta (28), havia expectativa de um (re)encontro entre os dois. Jarbas voltou da capital paulista, onde estava internado em função de uma cirurgia cardíaca, e o governador foi e retornou de São Paulo para uma conversa com o ex-presidente Lula (PT).


A reaproximação entre Jarbas e Eduardo começou a ser ensaiada no ano passado, por meio de amigos em comum das duas lideranças. No início deste ano, o senador sinalizou que, caso o socialista planejasse um vôo nacional, Eduardo deveria se distanciar do PT. Em março, sob o pretexto de buscar apoio para liberação de US$ 500 milhões em empréstimo do Banco Mundial, o governador e Jarbas tiveram o primeiro encontro, no gabinete do parlamentar, em Brasília.


De lá para cá, a relação Jarbas-Eduardo foi aumentando e culminou com o convite do governador para que o senador integrasse a Comissão Estadual da Verdade e Memória, instalada em junho, com direito a “pompas”. No mesmo mês, Eduardo visitou o peemedebista no hospital, em São Paulo.

Blog da Folha PE