A presidente e o corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiros Teresa Duere e Carlos Porto, respectivamente, irão ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na próxima quinta-feira (5), para entregar ao órgão a relação dos gestores públicos municipais e estaduais que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos. A lista provisória já foi anunciada pelo TCE em junho possui 1.406 nomes, sendo enviada ao procurador regional eleitoral, Edílio Magalhães.


A lista definitiva que será entregue ao Tribunal Eleitoral na próxima quinta-feira tem cerca de 1.100 nomes, segundo cálculo que foi feito ontem pelo coordenador da Corregedoria do TCE, Francisco Sifônio de Souza. É com base nessa relação que o Ministério Público Eleitoral arguirá a inelegibilidade dos gestores enquadrados na “Lei da Ficha Limpa”.


O Tribunal de Contas da União (TCU) tomou a mesma providência em relação aos gestores públicos que administraram recursos federais. A lista encaminhada pelo presidente da Corte, Benjamin Zymler, à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmem Lúcia, tem 6.917 nomes, dos quais 290 são de Pernambuco.