Apesar de toda a divulgação sobre a Lei da Ficha Limpa e da campanha que foi feita durante o período eleitoral, quase seis mil candidatos, tanto a prefeito quanto a vereador, disputaram as eleições municipais mesmo não tendo os seus registros de candidatura deferidos pela Justiça Eleitoral, tanto pelo critério da nova legislação como por outros motivos, entre eles conflitos partidários, falta de documentação e atraso no pagamento de multas. Estes postulantes recorreram da decisão (do indeferimento de seus registros) obtendo o direito de concorrer sub júdice e receberam 3,4 milhões de votos, alguns até poderiam ter vencido a disputa, mas não puderam ser declarados vitoriosos porque ainda não tinham uma definição da Justiça.
Com informações do site Congresso em Foco