O PSD nasceu grande
Há pouco mais de ano, atraiu quadros de outros partidos que se abrigaram na nova sigla sem risco de perder os mandatos, agora, após viver sua primeira eleição, ganhou contornos próprios. Elegeu 494 prefeitos que foram às urnas com o número 55, com o quarto melhor desempenho do país, concluiu que chegou a hora de algum protagonismo.
Quer deixar a condição de mero apoiador para ocupar efetivamente espaços nas mesas das casas legislativas e, principalmente, nos governos que respalda. No âmbito nacional, já se fala na possibilidade de o partido ficar com um ministério da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT).
No Recife, onde foi aliado de primeira hora da candidatura do prefeito eleito Geraldo Julio (PSB), existe a expectativa de indicação para uma secretaria. Já no que diz respeito ao governo de Eduardo Campos (PSB), a ordem é aguardar uma provável rearrumação administrativa e colocar-se à disposição.
O presidente estadual da sigla, André de Paula diz não ter dúvida do quinhão do PSD na divisão do bolo administrativo da capital. “Fomos parceiros nesse processo, concordamos com o prefeito Geraldo Julio, que já declarou que não abrirá mão da meritocracia. Temos quadros de sobra para assumir secretarias e ajudar na administração. Temos a clara noção de que o prefeito conhece a situação (os nomes capacitados dentro do PSD)”, destaca.
O partido récem-criado conquistou 21 prefeituras em Pernambuco, entre elas em Vitória de Santo Antão, em Lajedo e em Belo Jardim. Com a criação, a legenda viu 20 gestores públicos migrarem para o palanque pessedista. Dessa forma, trocando em números, o crescimento foi de uma prefeitura.
“Estes números colocam o PSD, que faz parte da base do governador Eduardo Campos, como a terceira força estadual, atrás apenas do PSB, com 57 prefeituras, e do PTB 25. Além disso, o partido aumentou de 15 para 20 o número de vice-prefeitos, e elegeu 200 vereadores em 116 municípios no Estado”, assinalou o documento.
Em Timbaúba foram três os eleitos por este partido
Em Timbaúba foram três os eleitos por este partido
Paulinho de Genésio |
Jacques Filho |
Guel |