Na próxima segunda-feira (16) será apresentado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, o projeto "Estudos dos Impactos dos Investimentos na Economia Pernambuca". O objetivo do estudo é avaliar as mudanças econômicas provocadas pela implantação de grandes empreendimentos em Pernambuco. Os resultados obtidos servirão de análise do ambiente econômico no estado e norteará a elaboração do planejamento governamental.
O presidente da Agência Condepe/Fidem, Antônio Alexandre, e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, e de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, irão apresentar o estudo no Auditório da instituição, a partir das 9 horas.
A Refinaria de Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, a Hemobrás e a BR Foods, foram os empreendimentos estudados na pesquisa. A Condepe/Fidem planeja realizar uma série de estudos macroeconômicos. O projeto que será apresentado foi executado em duas partes, abrangendo a construção de uma matriz de insumo-produto para Pernambuco e a avaliação da situação econômica dos empreendimentos pesquisados.
O projeto analisou a relação fornecedor/cliente existente em cada um dos setores da economia. A pesquisa buscou avaliar a aberturas de novos postos de trabalho e as mudanças nos rendimentos das famílias gerados a partir da implantação desses empreendimentos.
Do JC Online