sexta-feira, 15 de junho de 2012

Quando a dúvida chega



Estamos próximos a um pleito importante aonde iremos renovar por mais quatro anos o mandato do atual mandatário em Timbaúba, ou eleger um novo prefeito para nossa cidade conforme a vontade soberana da maioria. É importante que o povo saiba escolher bem, analisar com calma e sabedoria, jamais pensar em tirar proveito individual olhar sempre o bem coletivo.

 Seguir sempre este raciocínio; o prefeito é como se fosse um pai de família com muitos filhos, e tem a responsabilidade de cuidar de cada um direitinho sem preferência por este ou por aquele filho, tem que tratar a todos igualmente. Será que aqui em Timbaúba acontece isto?

No caso específico de nossa cidade, vamos analisar as promessas de campanhas passada, o prefeito eleito há quase quatro anos cumpriu tudo que prometeu em sua campanha? Se não cumpriu tudo qual o percentual que você eleitor acha que o prefeito atingiu?

Vem algum correligionário do prefeito e fala “o tempo é pouco para fazer tudo”então das duas uma: ou o seu plano de governo foi tendenciosamente mal elaborado, ou ele não estava preparado para administrar este município.

Chega outro despreparado e justifica “não tem verba para fazer tudo que foi prometido em campanha” à equipe de governo municipal deveria saber que a cidade tem deficiências a serem corrigidas que não são de agora são de anos de sucessivas falhas, então por que mentiram para o povo dizendo que iria resolver tudo?

As obras de concreto são importantes, mas as sociais são as que mais interessam ao povão. Como anda a segurança de nossa cidade, e as tais guaritas? Pergunto isto por que o prefeito de Timbaúba em vários momentos falava em suas entrevistas que era muito amigo do governador do estado, se é verdade o prefeito não está sabendo tirar vantagens desta amizade em favor do povo timbaubense.

Onde está o programa de governo do atual prefeito, “Mais emprego e renda” que falava em  implantar o pólo têxtil e torna-lo uma referencia na região? E que dizia também que iría Fortalecer o pólo calçadista e de rede em Timbaúba?  Se ele (o prefeito) esqueceu nós timbaubenses não.

A educação como está? Quantas salas de aula foram construídas nesta gestão? Os nossos bravos professores municipais tiveram algum incentivo para se reciclarem, pois o ensino muda constantemente, os professores necessitam de reciclagem todo o tempo. O seu piso salarial está sendo respeitado em nossa cidade? As condições de transportes dos professores para deslocamento até o local de trabalho; merenda, fardamento e materiais escolares para os nossos alunos, estão sendo bem distribuídos conforme determina o MEC.?

E a saúde, nossa Secretária Municipal de Saúde tem que explicar melhor o que estão fazendo com o hospital que é patrimônio do povo há quase 20 anos. Por falar nisso, cidadãos timbaubenses de aproximadamente cinquenta anos ou mais que isso, nasceu no hospital Ferreira Lima, em qualquer dia da semana, ou até em pleno domingo na cidade Princesa Serrana. Por incrível que pareça estamos regredindo, nos finais de semana em Timbaúba não tem médicos.

Hoje estão tirando a cidadania de nossas crianças, por falta de médicos especialistas para fazerem os trabalhos de partos nas mães, obrigando assim as mamães a se deslocarem as pressas para as cidades distantes muitas vezes a noite se arriscando suas vidas em nossas rodovias peregrinando a procura de maternidades.

Onde está a sensibilidade dos nossos governantes? Inventar uma reforma de última hora no prédio do Hospital Municipal e colocar pessoas bem vestidas e de paletó na recepção não significa dizer que houve melhorias no atendimento clínico. Tem sim que contratar e remunerar melhor os médicos e oferecer a eles melhores condições de trabalho.

Passar a administração do Hospital Municipal, a uma pessoa de fora desconhecida da maioria dos timbaubenses não muda muita coisa, ou quase nada, quem sairá ganhando com isso, qual o benefício para o povo?

Pesquisando na internet, sei da competência do Dr. Gil Brasileiro, Ex-Secretário de Saúde do Brejo da Madre de Deus, novo administrador do Hospital Dr. João Coutinho, que também acumula as administrações do Hospital Tri Centenário, as UPAS do Curado, Ibura e o Hospital de Aracaju, e agora tem a responsabilidade de salvar o Hospital Municipal de Timbaúba, onde nos próximos dias estará à frente desta Unidade de Saúde

Nada contra esta decisão (ou terceirização) só acho que deveria ser mais discutido com o povo timbaubense. Faltaram pessoas competentes em Timbaúba para dirigir nosso hospital público? Pessoas que conheçam nossos problemas e nossas deficiências na área de saúde?

Nada pessoal, mas esperávamos mais de um grande empresário de sucesso que foi eleito pela maioria do povo para o importante cargo de prefeito, além de limpar ruas, pintar meio fio, repor calcamento, e consertar praças. Esperávamos que o prefeito do município de Timbaúba fosse cuidar mais e melhor dos seus munícipes. Que para muitos seria o “NOVO TEMPO” para Timbaúba, que este novo tempo chegaria com várias mudanças, inclusive trazendo empregos, segurança, educação e saúde para todos. Depois de quase quatro anos, se ver que é um novo político, mas com velhas práticas de politicagem.

Reginaldo silva
E-mail timbaubaagora@gmail.com