quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Timbaúba: Inovações no plano diretor já enxergam o progresso


O Plano Diretor Municipal (PDM) é uma componente do plano municipal de ordenamento do território, ou seja, um documento regulamentador do município. Nele está definida a organização municipal do território e atividades do solo municipal através da definição de classes e categorias relativas ao espaço, identificando as redes urbanas, viária, de transportes e de equipamentos, de captação, sistemas de telecomunicações, tratamento e abastecimento de água entre outras.

Reuniram-se na sala de reuniões da Seplan (Secretaria de Planejamento Urbano), o Vice-prefeito João Rodrigues Junior, os secretários Marileide Rosendo (Governo), Aryosvaldo Brandão (Obras), Irlene Lemos (Administração), Alessandra Cavalcante (Habitação), Alfredo Campos (Planejamento Urbano), José Pedroza (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), com a importante participação, da sociedade civil representada por delegados conferencistas eleitos e cidadãos participativos.

Estudado o processo de desenvolvimento ocorrido e o previsto para a cidade está sendo elaborado o novo PDM que tem o objetivo de organizar os espaços rurais e urbanos pra que em situações futuras não tão distantes, a sociedade nem o meio ambiente sofra ou tenham empecilhos para expandir-se.

O último plano foi elaborado em 2006, e este pelas contribuições dos presentes no primeiro encontro promete ater-se mais a questões como sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade como também maior valorização de aspectos do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural.

O ordenamento do trânsito é parte do Plano, é continuidade do que já trabalhado a alguns anos desde a primeira gestão do Prefeito Marinaldo Rosendo por meio de educação no trânsito, implantação e manutenção de semáforos, faixas de pedestres, abrigos para mototaxistas e passageiros e agentes de trânsito qualificados e capacitados.

Bell Nunes 
Da assessoria