Após dois dias de palestras e anúncios, o seminário do governo do Estado Juntos por Pernambuco está encerrado. O governador Eduardo Campos (PSB) fechou o evento, destacando a “nova relação” estabelecida pela gestão estadual e as administrações municipais. Em sua fala, o socialista frisou que o grande legado do evento é a unidade que foi constituída, independente das diferenças de visão. Campos observou que o maior desafio, o “de vencer 2013″ é uma responsabilidade compartilhada por todos os agentes que podem contribuir com o desenvolvimento do estado.
“A gente sai daqui, sabendo o rumo na saúde, na educação, nos recursos hídricos, na segurança… E sabe que isso é muito importante para arrumar a cabeça do time, sobretudo o time que está começando agora, que vai começar a se mexer”, destacou o governador Eduardo Campos.
No primeiro dia do seminário Juntos por Pernambuco, o governo do Estado anunciou um repasse total de R$ 600 milhões para os 184 municípios pernambucanos. Deste valor, R$ 228 milhões estão relacionados ao recém-criado Fundo de Desenvolvimento dos Municípios (FDM), que destinará valor equivalente a uma parcela anual do FPM para cada prefeitura.
O governador também ressaltou a importância da melhoria das práticas de administração públicas que deverão ser verificadas após os prefeitos receberem a capacitação do instituto de  gestão mantido pelo governo do Estado. Os gestores participarão de aulas sobre os mecanismos utilizados no Governo Eduardo Campos, para a obtenção de resultados mais expressivos nas mais diversas áreas do setor público.
“Não é possível que, no tempo de tantas mudanças em diversas áreas, as inovações não cheguem também ao universo público. A gente precisa chegar ao Brasil real”, discursou Campos, ressaltando que também se faz necessário ter controle, através de órgãos como o TCE e Controladoria do Estado, para evitar o mau uso desses recursos.
Com informações do Blog da Folha
Foto:José Accioly