O Inep (órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem) afirmou na tarde deste sábado que os candidatos flagrados postando fotos ou relatos em redes sociais já dentro das salas em que fazem a prova do exame foram desclassificados.
O órgão afirmou que ainda não tem o total de eliminados, mas alguns casos aconteceram antes do início das provas, quando fiscais viram os jovens fotografando cartões de respostas. É proibido entrar na sala de prova com celular.
Os estudantes que não foram flagrados no momento da postagem ainda poderão ser desclassificados caso as mensagens sejam encontradas nas redes sociais mesmo depois da realização do exame. No ano passado, ao menos oito jovens foram desclassificados por tuitarem dentro das salas no primeiro dia de provas.
Mais cedo, um boato de cancelamento da prova do Enem se espalhou pelo Twitter e causou preocupação entre os candidatos inscritos. Segundo a assessoria do Inep, a origem do boato já foi identificada e a Polícia Federal informada.
O usuário apontado como criador do boato no Twitter se identifica como "Um cara que não tem o que fazer e fica o dia inteiro na internet...". Ele, porém, negou, também na rede social. "Fui almoçar q quando volto sou foragido da pol. federal" (sic), postou ele.
Da Folha da s.Paulo
Da Folha da s.Paulo