Presidenta Dilma cumprimenta Chambinho do Acordeon |
“É um momento emocionante. Acredito que estamos aqui participando de uma celebração importante do Brasil. O país não pode ser só as necessidades materiais. O país se mobiliza por nossas crenças, nossa arte, nossa cultura”, afirmou Dilma.
Completando a reverência a Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Daniel Gonzaga e Miguel Proença interpretaram Asa Branca durante a cerimônia, que ainda marcou a abertura de uma exposição sobre o cantor e compositor pernambucano no Palácio do Planalto. “O Imaginário do Rei – Visões do universo de Luiz Gonzaga” tem obras de artistas do Brasil inteiro e vai até 5 de dezembro.
“Luiz Gonzaga nos ensinou a entender melhor o Brasil. Tal como Mazzaroppi, um dos agraciados de hoje. Ao condecorar Mazaroppi, prestamos um tributo a nós mesmos, a nossa infância. Ao condecorar Orlando Orfei, fazemos isso às nossas raízes. Todos eles souberam amalgamar no personagem que caracterizaram, o homem do campo, o pobre das periferias das grandes cidades. Os brasileiros e brasileiras que lutam pela vida sem perder o bom humor. O nosso povo, enfim, em toda nossa diversidade”, afirmou Dilma.
Do Blog Planalto
Foto: Roberto Stuckert Filho