segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Assembleia Legislativa de Pernambuco, realiza grande expediente especial para avaliar ações contra a seca


Estamos entrando na pior fase da seca. Assim o secretário estadual de Agricultura e coordenador do Comitê de Convivência com o Semiárido, Ranilson Ramos, definiu o panorama da região, que sofre com a pior estiagem dos últimos 50 anos. Ele participou, nesta segunda(cinco de novembro), do grande expediente especial realizado na Assembleia para avaliar as ações do Governo do Estado contra a seca. A iniciativa foi solicitada pelo líder governista, deputado Waldemar Borges, do PSB, em conjunto com Raimundo Pimentel, do PSB, presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Seca da Alepe.

Waldemar afirmou que, ao sobrevoar as áreas atingidas, se observa um quadro desolador. O deputado ressaltou que a quase extinção do rebanho e a desestruturação da agricultura já é uma realidade. O parlamentar salientou a importância das ações governamentais e disse que espera o engajamento da sociedade na luta contra a seca. 

Raimundo Pimentel afirmou que o colegiado vem acompanhando a situação dos municípios atingidos pela estiagem. A relatora da Comissão, Isabel Cristina, do PT, elaborou um relatório parcial com as medidas que foram executadas e as que ainda podem ser realizadas pelo Executivo para minimizar o sofrimento da população. A deputada destacou a necessidade de se construir, a longo prazo, mais adutoras e barragens na região.

Ranilson Ramos
O secretário Ranilson Ramos afirmou que cerca de 220 mil famílias em 122 municípios do Agreste e do Sertão estão sendo assistidas pelo Comitê. As ações emergenciais são a operação de 1500 carros-pipa, programas sociais, como o Garantia-Safra e o Bolsa-Estiagem, e a oferta de linhas de crédito para compra de ração. Em relação às obras de infraestrutura, Ranilson destacou a instalação de poços artesianos e a construção de açudes e barragens.

Os deputados Augusto César, do PTB, Rodrigo Novaes, do PSD, Manoel Santos, do PT, e Aluísio Lessa, do PSB, elogiaram as ações do Governo do Estado, e sugeriram que as medidas em curso e também o comitê se tornem permanentes. Também participaram da reunião o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo, o presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima, Marcelo Asfora, e membros de entidades da área produtiva do Estado.