Raimundo Pimentel afirmou que o colegiado vem acompanhando a situação dos municípios atingidos pela estiagem. A relatora da Comissão, Isabel Cristina, do PT, elaborou um relatório parcial com as medidas que foram executadas e as que ainda podem ser realizadas pelo Executivo para minimizar o sofrimento da população. A deputada destacou a necessidade de se construir, a longo prazo, mais adutoras e barragens na região.
Ranilson Ramos |
O secretário Ranilson Ramos afirmou que cerca de 220 mil famílias em 122 municípios do Agreste e do Sertão estão sendo assistidas pelo Comitê. As ações emergenciais são a operação de 1500 carros-pipa, programas sociais, como o Garantia-Safra e o Bolsa-Estiagem, e a oferta de linhas de crédito para compra de ração. Em relação às obras de infraestrutura, Ranilson destacou a instalação de poços artesianos e a construção de açudes e barragens.
Os deputados Augusto César, do PTB, Rodrigo Novaes, do PSD, Manoel Santos, do PT, e Aluísio Lessa, do PSB, elogiaram as ações do Governo do Estado, e sugeriram que as medidas em curso e também o comitê se tornem permanentes. Também participaram da reunião o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo, o presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima, Marcelo Asfora, e membros de entidades da área produtiva do Estado.