sábado, 27 de outubro de 2012

Prefeito reeleito de Timbaúba é entrevistado na Rádio Nova FM, e esclarece assuntos de interesse da população

Marinaldo Rosendo diz que Governo Federal é irresponsável, e atrasa os repasses em até 30 dias


Passeata da vitória na Avenida Ferreira Lima

Uma entrevista cedida ontem (sexta 26) ao programa "Nova FM Notícia" comandado pelo radialista Claudio Lopes, o prefeito reeleito Marinaldo Rosendo, esclareceu aos timbaubenses pontos importantes que estão acontecendo na cidade no pós-eleição. O âncora começou falando das dificuldades financeiras e quedas de receitas que as prefeituras brasileiras enfrentam, redução do FPM, e distanciamento do governo federal que assume compromissos e que está deixando a responsabilidade para os municípios, tomando como exemplo o piso nacional dos professores.  

Em dez meses o custo foi de quase dois milhões e o governo federal repassou apenas quatrocentos mil, prefeituras estão entrando na justiça exigindo da justiça que o governo federal pague, porém Marinaldo Rosendo não aceitou, mesmo sabendo que isso está  onerando assim os poucos recursos da nossa prefeitura. A redução do IPI, que incentiva a população a comprar carros novos, elétricos domésticos, e com isso quem paga as contas são os municípios. 

O apresentador afirmou que nossa cidade não tem receita própria e depende do dinheiro que vem de fora. Ressaltou que o IPTU, renderá em 2012 apenas R$ 164.000,00, muito pouco, a população exige o serviço, mas tem que ajudar (pagando mais) segundo Claudio Lopes. A saúde o governo federal atrasa cerca de vinte cinco dias, e sempre a nossa prefeitura cobria, mas com a crise atual não será mais possível.

Radialista Claudio Lopes
O entrevistador pergunta ao prefeito, por que o povo o aborda  nas ruas, mesmo sendo reeleito  prefeito com 97% dos votos da cidade (Seu principal opositor Gilson Muniz apesar de sua renuncia obteve heroicamente mais de 10 mil votos, porém para o TSE seus votos foram considerados nulos) ao invés de festejar (o povo) esta insatisfeito com o desemprego em Timbaúba, mesmo os anúncios feitos através de outdoors que dizem Marinaldo Rosendo ser líder da mata norte, e homem forte na nossa região. 

Marinaldo Rosendo
O prefeito diz que o governo federal foi irresponsável em assumir compromissos e jogar a responsabilidades as prefeituras, que infelizmente não tem como cumprir, só na educação são mais trés milhões por ano. Que não é contra o aumento dos professores, porém acha irresponsável o governo federal transferir esse ônus para as prefeitura

Afirma o prefeito que as atitudes emergencistas serão prejudicadas e que cortes serão necessários, o governo tem que fechar as contas deste mandato, pois tem que levar em consideração a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) Timbaúba vive situação de dificuldades nas finanças e ajustes terão que existir. Salários terão que atrasar pelo menos no minimo vinte dias nesse final de ano, isso se dará por conta do repasse atrasado do governo federal, que chega a trinta dias. 

Segundo Marinaldo o FPM, diminuiu bastante, no último dia 20 por exemplo, era para receber 185 mil que foi o valor recebido no dia 20 de outubro do ano passado, no entanto  recebeu apenas 135 mil. Até a verba para a construção da UPA, que é uma obra federal, o governo federal diz que não tem recursos para continuar. As demissões que estão havendo são necessárias, pois o enxugamento da máquina  e obrigatório para a prestação de conta do atual mandato, e disse ainda que lamenta que esta decisão tenha sido agora depois das eleições, pois teria sido melhor para ele ter feito isso antes.

Disse o prefeito, que as pessoas não se preocupassem pois os serviços essenciais seram mantidos, na área de saúde ouve redução nos transportes, assim como na educação, pois haverá reorganização e a população não será prejudicada, os veículos que transportam pacientes até a capital serão continuarão, igualmente os estudantes que viajam para outras cidades não serão penalizados, pois em nada vai mudar.

Continuou dizendo que a cidade está completamente mudada, o trânsito está organizado. com placas de sinalização, faixa de pedestre, e vários semáforos foram instalados em vários pontos. Em novembro começará a parte educativa nas ruas de nossa cidade, e que em dezembro  será pra valer, quem descumprir a lei de trânsito será rigorosamente punido, com as penas da lei, e o município vai multar, pois a ordem no trânsito e na cidade tem que ser obedecida, não será aceito o trafego de veículos na contra-mão, nem em cima de calçadas ou nas praças reformadas, pois temos que dar exemplo. 

A "Zona Verde" (estacionamento pago) que está sendo instalada em Timbaúba para melhorar o fluxo de veículos no centro da cidade. Espera o prefeito que com essa taxa cobrada com estacionamentos de veículos no centro será uma receita extra que será investido no melhoramento do próprio trânsito. 

O transporte alternativo será organizado, e falou o prefeito que fará convênios com prefeituras das cidades vizinhas e também da capital pernambucana, para que os condutores desses automóveis sejam cadastrados. Lembrou também que a partir de segunda feira(29), entrará em operação em nossa cidade uma empresa de ônibus  que fará várias linhas, são ônibus confortáveis, e com bastante segurança. De início sairá de Santa Ana com destino a Sapucaia, e de Timbaubinha com destino a Mocós  mas em breve todos os bairros serão beneficiados.

Quanto as casas do programa do Governo Federal, "Minha Casa Minha Vida" sua entrega está dependendo da agenda do governador Eduardo Campos, que se fará presente no ato da inauguração que possivelmente será no final de novembro próximo, onde na oportunidade o governador também visitará a construção da UPA, e o polo industrial.  

Segundo o prefeito o pólo industrial está a todo vapor e que seis indústrias estão prestes a se instalarem, possivelmente até dezembro. Quanto a paralisação das obras, será de  momento, pois em breve logo após a reorganização da casa retomará tudo que foi iniciado, em janeiro do próximo ano, no novo mandato tudo será reiniciado e só vai parar quando estiverem concluídos, disse Marinaldo Rosendo.

Escrito por:         Reginaldo silva
Revisão de texto: Romário Melo