quarta-feira, 29 de agosto de 2012

TRE retoma julgamentos de recursos de indeferidos


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) retoma, hoje, o mutirão realizado na semana passada para julgar os processos de candidatos a vereador e prefeito que tiveram seus registros indeferidos. A última sessão, realizada na quinta-feira, precisou ser suspensa em virtude do número de recursos e porque alguns processos ainda não tinham chegado à sede do Tribunal. Nas duas sessões daquele dia, os desembargadores analisaram aproximadamente 250 ações. Para hoje, o número ainda será grande. Até o fechamento da edição, 108 pedidos já estavam na pauta, mas, segundo informações do TRE, pode aumentar.
Entre os processos está o do prefeito de João Alfredo, Severino Cavalcanti (PP). Ele pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa porque renunciou ao mandato de deputado federal quando era presidente da Câmara dos Deputados. Cavalcanti estava sendo acusado de participar do esquema conhecido como mensalinho. Severino Cavalcanti só deixou para recorrer ao TRE no último dia do prazo, na quinta-feira, por isso seu processo não foi julgado naquele dia.
Para analisar todos os processos, o Tribunal teve que fazer quatro sessões extras. Alguns candidatos a prefeito já tiveram seus recursos negados, como o caso de Jerônimo Gadelha (PSB), que concorre em Abreu e Lima. Também foram indeferidas as candidaturas de Esteves Jacinto (PRTB/Recife), Vavá Rufino (PSDB/Moreno), Jacinete Melo (PSD/Solidão) e Antônio Cordeiro (PSDB/Jataúba).


Da Folha de Pernambuco