Coligação petista deu entrada no TRE alegando propaganda casada com o Governo do Estado
A guerra política entre os candidatos à Prefeitura do Recife Humberto Costa (PT) e Geraldo Julio (PSB) começou pra valer. A coligação do petista ingressou esta terça (28) com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo a impugnação da candidatura do socialista, por propaganda casada com o Governo do Estado.
A coligação Para o Recife Seguir Mudando, que além do PT, também inclui PP, PHS e PSDC, alega que houve desvio de finalidade na propaganda institucional. “A propaganda do executivo estadual é direcionada às condutas governamentais similares com as propostas divulgadas pelo candidato apoiado pelo governador”, diz nota enviada pela assessoria de Humberto.
Entre as coincidências citadas, estão as nomenclaturas utilizadas na mídia que fariam a ligação entre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com a campanha de Geraldo Julio. A ação tem por base o artigo 73 da Lei 9.504/97, que versa sobre o comportamento dos agentes públicos nas eleições.
O petista também solicitou a suspensão imediata da veiculação da propaganda do governo na televisão, no rádio e na internet, além de uma multa para Geraldo. A ação foi protocolada na 5ª Zona Eleitoral. A candidatura do socialista ainda não se pronunciou sobre o assunto.