sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Alepe intermediará negociação com Executivo Federal, para acabar a greve no Ensino Superior

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho original
A fim de colaborar com a reabertura das negociações entre o Governo Federal e os servidores das universidades federais em greve, a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputada Teresa Leitão (PT), informou, na reunião plenária de ontem, que o colegiado encaminhará um documento aos Ministérios do Planejamento e da Educação e ao Congresso Nacional. A parlamentar participou de reunião da categoria, na última quarta-feira (29), a pedido do comando de greve. 


Aproximadamente, 28 pessoas compareceram ao encontro, que foi avaliado como “positivo” pela parlamentar. “O debate foi importante para buscar alternativas que coloquem fim ao impasse. Todos os setores consideram a proposta do Governo, escalonada em três anos, insuficiente às necessidades da categoria. Os servidores não querem o reajuste direto, mas a reestruturação da carreira. A paralisação é considerada conceitual porque discute o papel da universidade”, pontuou. 

Para Teresa, o mais delicado no processo é a inviabilidade de negociação. “O Legislativo Estadual deve articular a bancada federal para que a conversa com o Poder Executivo seja retomada. Só assim encontraremos os meios imediatos para encerrar a paralisação e a possibilidade de valorizar o espaço social de produção do conhecimento”, declarou, reconhecendo o prejuízo ao ano acadêmico gerado pelos 104 dias de greve das universidades federais.