terça-feira, 29 de maio de 2012

Zona canavieira torce por mais chuvas. Seca já afetou produção


A fim de descobrir como ficará o comportamento futuro da chuva na Zona da Mata, produtores de cana de açúcar, que já amargam 20% de perda nas plantações em virtude da seca, promoveram palestra técnica com especialista do clima do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Segundo a previsão climática emitida pelos centros estadual e nacional de meteorologia existe tendência de chuva de normal a seco para o Leste do Estado. Segundo os órgãos, há uma possibilidade de precipitação de 25% acima, 40% normal e 35% abaixo, conforme as categorias de probabilidades. Mediante o diagnóstico apresentado, a AFCP convidou a climatologista Francis Lacerda para detalhar de forma prática, a aplicação da previsão para a região canavieira.

Os produtores torcem por boas notícias para evitar prejuízo ainda maior.

“A chuva da última semana não salvou a plantação que secou, mas sua continuação poderá evitar a perda de outras áreas”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP.

Ele lembra que nos últimos meses, em especial no mês de março e abril, período inicial da estação chuvosa na região, a chuva ficou muito abaixo do esperado. O déficit em abril chegou a mais de 80%, e em março, ficou negativo em 76%.


Blog do Jamildo