quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quadrilha que vendia cargas roubadas é presa na Operação Mercatus, ela atuava na Região Metropolitana e na Zona da Mata Norte

A Polícia Civil prendeu a quadrilha formada por 16 bandidos investigada desde setembro de 2012

Policiais prederam os membros da quadrilha nesta quarta-feira (23) / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Policiais prederam os membros da quadrilha nesta quarta-feira (23)

Uma quadrilha que comercializava cargas roubadas e vendia produtos impróprios para o consumo foi presa durante a Operação Mercatus - mercado, em latim, na manhã desta quarta-feira (23), em várias cidades do Estado. Foi a maior operação de combate a este tipo de crime já realizado na Região Metropolitaba do Recife (RMR).

O grupo era formado por 17 integrantes entre homens e mulheres e atuava na Região Metropolitana (Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Paulista) e na Zona da Mata Norte (Paudalho). A investigação, iniciada em setembro de 2012 pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, envolveu 215 policiais, entre 158 civis e 57 militares e teve apoio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

O delegado Joselito Kehrle do Amaral acredita que a quadrilha atuava há vários anos, visto o alto faturamento do grupo. "Alguns dos integrantes abriram mercadinhos onde eles distribuíam e vendiam os produtos furtados. Foram 23 estabelecimentos no total e todos foram fechados pela operação", disse.

As carnes e os produtos derivado de leite, entre outros, eram comercializados por um preço menor que o do mercado pelo fato de serem roubados e de muitas vezes estarem co o prazo de validade vencidos.

Os bandidos alteravam a data de validade com réplicas do carimbo e armezanavam a mercadoria de forma imprópria: sem refrigeração ou até mesmo do lado de fora. Parte da quadrilha já foi ouvida e encaminhada ao Cotel e à Colônia Penal Feminina do Recife.

Do JC Online

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem