As chuvas que atingem o Recife desde a noite de quarta-feira causaram quatro deslizamentos de barreiras no município, além de provocarem alagamentos em várias vias da cidade e queda de árvores no Poço da Panela e no campus da UFPE. De acordo com a prefeitura, nenhum dos acidentes fez vítimas.
Ao todo, a Codecir realizou nove atendimentos desde ontem, entre vistoria e instalação de lonas plásticas. As equipes de prontidão foram apliadas para atender a possíveis chamados.
Também por conta das chuvas, ainda na manhã desta quinta-feira seis semáforos pararam de operar. Segundo a PCR, em todos os locais, há equipes de manutenção e em dois pontos críticos, agentes de trânsito foram deslocados para garantir a segurança e a fluidez do tráfego.
Por volta das 7h desta manhã, o pluviômetro (aparelho medidor das chuvas) da Defesa Civil, na Cruz Cabugá registrou 66 mm de precipitação, nas últimas 24h. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas que atingiram o Recife durante a madrugada correspondem a 97% do previsto para todo o mês de dezembro, chegando a aproximadamente 66 milímetros, quando o esperado para o mês é de 68 milímetros de chuva.
A Apac informa que haverá continuidade de chuvas com intensidade moderada a forte em áreas de todas as mesorregiões do Estado. Segundo o comunicado, áreas de instabilidades formadas por um sistema meteorológico denominado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está formando nuvens convectivas, causando precipitações em todo o estado. Equipes da Defesa Civil do Recife podem ser acionadas pelo 0800 081 3400. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas.