terça-feira, 23 de julho de 2013

Timbaúba: 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é realizada no antigo prédio da APA, em Três Cocos


Nesta terça-feira (23) aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Timbaúba. O tema foi ''Por um Brasil rural com gente do jeito que agente quer''. O evento teve abertura às 8 horas e o encerramento às 17 horas no antigo prédio da APA, na Rua Almirante Barroso (Três Cocos).


Estavam presentes no local, o Vice-Prefeito Junior Rodrigues (representando o Prefeito Marinaldo Rosendo), o Secretário de Comércio, Agricultura e Pecuária Carlos Menezes, e os diretores de Agricultura, João Moura e Aldair Freire, além da Presidente da AD-Agência de desenvolvimento de Timbaúba, Edileuza PedrosaAlém do representante nacional do Território da Cidadania, Afonso, do ProRural, Paulo Bandeira, do técnico do IPA, José Maria, e presidentes de associações, representantes do Assentamento Panorama e dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Timbaúba, entre outras autoridades.

Participaram também da conferencia várias famílias da zona rural do município, plantadores, criadores, agricultores, geógrafos e ativistas ecológicos. Eles debateram diversos assuntos como, sustentabilidade, projetos, financiamentos e fundos, investimentos, direitos da mulher do campo, agricultura familiar e ecologia.

As salas do antigo prédio da APA foram divididas em quatro eixos. O primeiro debateu o ''Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia''. O segundo eixo foi debatido ''Reforma agrária e democratização do acesso a terra e aos recursos naturais''. ''Abordagem territorial como estratégia do desenvolvimento rural e promoção de qualidade de vida'', foi o tema do terceiro eixo. E o último foi ''Gestão e participação social''. No evento foram eleitos oito delegados para representar Timbaúba levando as propostas aprovadas para a Conferência Territorial que irá ser realizada em Carpina, e consequentemente aprovadas levadas para a Estadual que vai ser em setembro e a Federal, respectivamente. A estimativa é que participaram ontem da conferência municipal 120 pessoas.

1ª Conferencia Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário teve o apoio e realização da Prefeitura de Timbaúba, IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), ProRural (Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural) e CDRST (Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Timbaúba).



Confira as fotos da conferência (clique em cima da foto desejada para ampliar)