quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Assembleia Legislativa debate crise no setor sucroalcooleiro

                    

Um prejuízo de 500 milhões de reais pode atingir o setor sucroalcooleiro pernambucano na safra 2012 / 2013, segundo o deputado Aluísio Lessa, do PSB. Os dados foram informados nesta quarta (21 de novembro), durante grande expediente especial que debateu a crise no segmento econômico.

O evento foi sugerido pelo parlamentar. Lessa destacou que o setor socroalcooleiro enfrenta dificuldades financeiras, a falta de chuva no Sertão, Agreste e Zona da Mata, além do desemprego. Segundo o deputado, a crise pode trazer uma perda de 60 milhões de reais na arrecadação de ICMS no Estado, e também reduzir a safra em 35%, o que vai ocasionar o fechamento de 45 mil postos de trabalho. 

Aluísio Lessa destacou a importância de resolver o problema. // O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, ressaltou que o tema é importante, uma vez que abrange um dos principais setores econômicos de Pernambuco. Uchoa também parabenizou o parlamentar pela iniciativa de sugerir o grande expediente especial.O deputado Henrique Queiroz, do PR, informou que deu entrada em um requerimento para criar uma Comissão Especial. A intenção é criar um plano estratégico para enfrentar a crise. 

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Júlio Zoé, representou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos. Zoé destacou o objetivo de buscar soluções de médio e longo prazo para o problema, no sentido de manter a importância econômica da cana de açúcar.

Também participaram do grande expediente especial o deputado Odacy Amorim, do PT, o integrante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), José Rodrigues, o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar de Pernambuco (Sindaçúcar), Renato Cunha, entre outros representantes do setor sucroalcooleiro.