O Poder Legislativo de Timbaúba entra em período de recesso nos meses de janeiro e julho de cada ano, tendo suspensas as suas sessões plenárias. A última sessão ordinária do 1º semestre de 2013 aconteceu na noite da quarta-feira (26) no plenário da Câmara Municipal. O recesso de meio do ano está amparado pela Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara Municipal.
A Casa Dr. Manoel Borba retornará com os seus trabalhos legislativos no próximo dia 01 de agosto, com as sessões ordinárias do segundo período legislativo de 2013, as reuniões ordinárias acontecem cinco vezes a cada mês e agora só no inicio de agosto os vereadores voltarão ao seu trabalho normal com as indicações e aprovações de Leis e Requerimentos.
A última reunião foi em uma noite de muitos debates, ''bate bocas'' e ''discussões'' entre os pares, e dois projetos de resoluções retirados de pauta para correção apesar de terem recebidos pareceres favoráveis na Comissão de Legislação, Justiça e Redação que presidida pelo Vereador Glebson Márcio Barbosa de Araujo (Guel), um projeto do Vereador Severino Gomes (Tiba), que cria na Casa uma Comissão de Meio Ambiente.
O Regimento Interno da nossa Casa Legislativa é da década de 70, muitos antes da nossa Constituição Federal de 1988. Este regimento quase ''caduco'' segundo alguns vereadores que compõe o colegiado timbaubense foi aprovado por apenas sete vereadores (hoje são treze), no dia 03 de Julho de 1979, portanto há 33 anos.
Já na ordem do dia os discursos foram bastante inflamáveis, o Vereador Guel em sua fala fez duras críticas ao colega, que sem citar nome o chamou até de “Ave de Rapina”, e disse ter sido constrangido por alguém que diz ser conhecedor profundo do Regimento da Casa, e se solidarizou com o colega Jurandir do Calçamento.
A quinta e última sessão ordinária do mês de junho e a última do primeiro período legislativo começou as oito e meia e encerrada às onze horas e quarenta minutos, e logo em seguida, poucos minutos depois foi marcada e aberta uma nova sessão extra requerida ao presidente da Mesa Diretora pelo líder do governo, o Vereador Guel. Foi consultado o plenário e todos vereadores presentes concordaram com essa extraordinária que serviu para tratar de pareceres que já estão tramitando na casa e que estão na ordem do dia, enviados pelo executivo para serem deliberadas e concluídas.
Os trabalhos foram conduzidos pelo experiente Vereador João Coutinho que já está em seu quarto mandato como Presidente da Mesa Diretora.