A Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa), divulgou na tarde desta sexta-feira (17), que os municípios de Buenos Aires, Condado e Itaquitinga, localizados na Mata Norte do Estado, estão com o abastecimento de água temporariamente interrompido, devido às chuvas registradas desde a última quinta-feira (16).
Segundo o órgão, a estação elevatória de água (sistema de bombeamento), em Condado, foi inundada após o nível da barragem Zenite, localizada no riacho do Prato, subir. Segundo a companhia, técnicos já estão mobilizando equipamentos e pessoal para retirar a água da unidade e dar início aos serviços de manutenção, neste sábado (18). O objetivo é retirar os motores da estação, com a previsão de religar o sistema até as 12h da próxima segunda-feira (20).
Já nas cidades de Buenos Aires e Itaquitinga, as unidades de bombeamento foram paralisadas de forma preventiva por causa da grande quantidade de material misturado com a água dos mananciais. Segundo o gerente regional da Mata Norte da Compesa, Albérico Maciel, será preciso esperar o fim das chuvas para, que o rio se estabilize, e para não sobrecarregar os filtros das estações de tratamento e acabar causando danos às unidades. Ainda segundo ele, assim que as chuvas pararem, o sistema pode voltar em até 24 horas.