domingo, 19 de maio de 2013

Polícia apreende 10 aves silvestres e 45 galos de rinha, 26 pessoas envolvidas

Envolvidos podem pegas penas que variam de seis meses a um ano de prisão

A polícia apreendeu neste sábado (18) dez aves silvestres e 45 galos de briga em uma casa na Rua Buíque, no bairro dos Bultrins, em Olinda. Além dos galos, pássaros das espécies sabiá, canário, curió e salta-caminho foram encontrados no local. Pelo menos 26 pessoas estão envolvidas no caso. Segundo o sargento da 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma-PE), José Ximenes, desde que receberam uma denúncia, há três meses, os policiais vinham monitorando as atividades no local.
Ainda de acordo com o sargento, quem for dono de aves silvestres será autuado por criar animais silvestres em cativeiro, que é crime segundo a chamada Lei de Crimes Ambientais. Esta lei também prevê a condenação dos criadores de galos de briga, que serão autuados por abusos e maus-tratos a animais. Para tais crimes, as penas variam de seis meses a um ano de prisão.
Os acusados foram levados à Delegacia de Casa Caiada, em Olinda, e após assinarem o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), responderão em liberdade. As aves silvestres serão repassadas para profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ainda não foi decidido o destino dos galos de briga.

Informações da Folha PE