sexta-feira, 19 de abril de 2013

Senador Humberto Costa denuncia “cartel” de venda de medicamentos no Estado de Pernambuco


O senador Humberto Costa (PT-PE) deu ciência hoje (18) ao Congresso Nacional de uma grave denúncia feita esta semana, no Recife, pelo secretário estadual de Saúde Antônio Figueira.

Segundo, o secretário, fornecedores de alguns tipos de medicamentos formaram uma espécie de “cartel” para vendê-los à Secretaria de Saúde pelo preço que querem.
O oligopólio funciona da seguinte forma, de acordo ainda com o secretário: o Estado abre licitação para compra de certos medicamentos e não aparece nenhum interessado.

Devido à falta de licitantes, o Estado promove uma “dispensa”, e aí aparecem os fornecedores com preços bem acima dos que são praticados no mercado.
“Essa denúncia é gravíssima, pois estamos falamos de vidas humanas”, disse o senador pernambucano que foi ministro da Saúde do governo Lula.

Segundo ele, “esse comportamento, que tem todas as características de um cartel, deixa o Estado de mãos atadas e o Governos de Pernambuco e dos demais estados do Nordeste acabam ficando à mercê dessas ações”.

Informações do Blog do Inaldo Sampaio