sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Banda Euterpina de Timbaúba: Patrimônio Vivo do Estado, comemora reconhecimento com uma belíssima Retreta na Praça do Centenário

       Formada por mais de 50 músicos, entre instrumentos de sopro e percussão, ela se mantém como um espaço de divulgação e manutenção da tradição musical do Estado.                   


                                                     
O Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e da Secretaria de Cultura, divulgou o resultado do VIII Concurso Público de Registro do Patrimônio Vivo do Estado. A Associação Musical Euterpina de Timbaúba  foi contemplada. E para blindar esse reconhecimento na noite do último domingo do ano de 2012, fez com um repertório de vários ritmos, romântico, maracatu, frevo, MPB, forró, baião, samba, além de várias interpretações de clássicos internacionais.

Um bom público estava presente prestigiando e aplaudindo o mais novo Patrimônio Vivo do Estado, apesar de ser poucas as apresentações em nossa cidade, porém quando isso acontece, nos enche de orgulho de ser timbaubense, e ter uma banda musical de alto nível cultural.

Mesmo fazendo parte da Banda 1º de Novembro, a “Pé de Cará”, o Professor Zé da Silva, fez um breve pronunciamento, parabenizando a Euterpina, pelo reconhecimento por parte da Fundarpe e da Secretaria de Cultura, lembrou o esforço feito pelos músicos para conseguir recursos para a reforma da sede, elogiou o repertório, e disse ainda Zé da Silva, que espera que um dia essas pessoas que são responsáveis pela nossa cultura, saibam que bandas musicais, também é cultura.

O Maestro Regente Josevânio, lembrou que aos jovens interessados em aprender a “Divina Arte”, que é a música instrumental, podem procurar nossas bandas, a 1º de Novembro, assim como a Euterpina de Timbaúba, que tem suas aulas totalmente grátis, e lá encontrarão ambientes saudáveis, longe das drogas, vadiagem e prostituições.

E ao Blog Timbaúba Agora, Eder Gomes falou do orgulho de presidir a banda neste momento, e que esse reconhecimento por parte da Fundarpe, é fruto de muitas lutas e persistência, enquanto muitos diziam que não ia dar certo, ele sempre acreditou que no fim do túnel existe uma luz, e aqueles que não acreditavam agora estão vendo que valeu a pena. E que todos componentes da banda estão de parabéns, pois merecem esse mérito conseguido, mesmo estando na presidência da Euterpina há apenas seis meses, é membro já há doze anos, e foi formado pelo saudoso Mestre Carneiro, e tudo que sabe hoje deve a banda. Falou de sua gratidão a Eduardo Campos, e que o governador está investindo naquilo que acredita, e que o Patrimônio Vivo é uma forma de ele (Eduardo Campos) acreditar na cultura do estado que governa. Disse o Presidente.

A Associação Musical Euterpina de Timbaúba recebeu finalmente o devido reconhecimento pelos mais de 80 anos dedicados a música popular pernambucana. Formada por mais de 50 músicos, entre instrumentos de sopro e percussão, ela se mantém como um espaço de divulgação e manutenção da tradição musical do Estado.

Parabéns ao Maestro Regente Josevânio Rique de Lira pela sua irreverência e profissionalismo, ao Presidente Eder Gomes da Costa, pelo esforço e dedicação que em tão pouco tempo no comando conseguiu esse grande reconhecimento para a Euterpina, e para nós timbaubenses, e aos músicos principalmente, por abdicarem parte do seu tempo para nos contemplar com boas musicas e cultura. O público presente também está de parabém por prestigiarem nossa cultura.

Clique na foto desejada para visualizar maior.













Endereço da Sede: Rua Odilon Barbosa dos Santos, Timbaúba PE
Contatos: (81) 9105-6950
(81) 9972-3968
Presidente:: Eder Gomes da Costa
Maestro Regente: Josevânio Rique de Lira


Por Reginaldo Silva
Fotos: Timbaúba Agora