segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Timbaúba PE, a partir de hoje(12) está em greve, uma semana sem nada funcionar, exceto saúde e limpeza urbana

A decisão do prefeito foi tomada como forma de chamar a atenção do Governo Federal para as consequências dos cortes nos repasses.


Visão panorâmica da cidade de Timbaúba PE

A prefeitura municipal de Timbaúba vai aderir à paralisação organizada por diversas cidades em Pernambuco em decorrência da diminuição dos repasses do FPM (Fundo de participação dos Municípios).  Uma das causas dessa diminuição é a arrecadação menor com IPI (Imposto sobre produtos industrializados) para eletrodomésticos e automóveis. O momento de inatividade tem início na próxima segunda-feira, dia 12, e vai até dia 16, cobrindo todos os setores municipais, menos Saúde e Limpeza Urbana.

A decisão dos prefeitos foi tomada como forma de chamar a atenção do Governo Federal para as consequências dos cortes nos repasses. Todas as prefeituras tiveram de realizar arrochos extremos para poderem se manter dentro da lei de responsabilidade fiscal. Inclusive Timbaúba, que sofreu várias perdas para conseguir compensar as decisões do governo federal, por exemplo, aumentar  o piso salarial dos professores enquanto reduziu o FPM.

O prefeito Marinaldo Rosendo se encontra no grupo de gestores que buscam formas de evitar problemas maiores, muitos deles estão até Brasília para conseguir apoio. Na tarde deste sábado, o Governador Eduardo Campos se encontrou novamente com a Presidenta Dilma Roussef durante reunião do Conselho deliberativo da Sudene.

Eduardo Campos foi ao encontro com intenções de tratar sobre a redução do FPM diretamente com Dilma, assim como conseguir recursos para a seca que também atinge Pernambuco. Segundo informações prévias sobre o resultado da conversa, Eduardo saiu satisfeito por ter conseguido verbas para combate à seca. Enquanto isso, as prefeituras serão fechadas entre segunda e sexta-feira."