sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Usina Cruangi, MPT recebe hoje produtores para debater dívida



O Ministério Público do Trabalho volta a discutir o passivo financeiro da Usina Cruangi. A audiência será realizada nesta sexta-feira (14), às 15h, no MPT. Dessa vez, o assunto é a dívida com os produtores de cana, que por sua vez precisam pagar seus funcionários, mas não receberam R$ 8,2 milhões em cana fornecida na safra anterior. 

Na semana passada, os trabalhadores da usina foram contemplados com a elaboração do Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Segundo o acordo, a unidade venderia parte da cana própria para pagar a dívida com seus funcionários, mas o TAC não incluiu os produtores, logo, excluindo os seus trabalhadores.

A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado confirmaram participação no encontro. A realização de nova audiência retoma a justiça na avaliação das entidades. Segundo Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, após o anuncio do acordo da semana passada, algumas usinas demonstraram interesse na compra da cana, situação, que, segundo ele, iria complicar ainda mais a situação caso os produtores permaneçam excluídos do TAC. “Como Cruangi irá pagar o nosso passivo após vender parte da sua cana e não mais moer o restante este ano”, questionou Lima.