O médico cardiologista Enilton Sérgio Tabosa do Egito recebeu a homenagem mais importante da Assembleia Legislativa de Pernambuco: a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, no Mérito Sanitário Josué de Castro. A cerimônia de condecoração aconteceu na noite de ontem, durante reunião solene no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco. A iniciativa foi uma sugestão do deputado Maviael Cavalcanti (DEM).
“Essa comenda é concedida a personalidades ou instituições de destaque na realização de trabalhos científicos e na nobre missão de salvar vidas. Ela se enquadra, perfeitamente, às ações desenvolvidas pelo agraciado da noite”, enfatizou o presidente do Legislativo Estadual, deputado Guilherme Uchoa (PDT), na abertura da solenidade.
Nascido no município de São Vicente Férrer, Agreste do Estado, no dia 19 de agosto de 1950; Enilton passou a infância na cidade de Timbaúba, na Mata Norte.
Em 1974, concluiu o curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, atual Universidade de Pernambuco (UPE). A conclusão da residência médica aconteceu na Beneficência Portuguesa, em São Paulo, consagrando seu nome como referência nacional na medicina de alta complexidade.
Bem-sucedido, o médico ajudou a fundar o Hospital do Coração de São Paulo (HCOR) e hoje faz parte da diretoria. “Mesmo atuando longe, na capital paulista, Enilton do Egito não perde o vínculo com nossa terra. Sempre atende bem aos conterrâneos que procuram seus serviços e dá apoio técnico fundamental aos profissionais locais, construindo uma rede de troca de informações no campo da cardiologia. Seu trabalho honra este Estado, seus amigos e familiares”, ressaltou o autor da homenagem, deputado Maviael Cavalcanti.
Em agradecimento à Casa Joaquim Nabuco, o cardiologista declarou que divide a medalha com sua família, amigos e colegas. “A importância dessa homenagem ficará marcada de extrema alegria de poder compartilhá-la com todos, por tão saudável convivência”, disse. Autoridades, políticos, médicos e jornalistas compareceram ao evento. O quarteto da Orquestra Cidadã Meninos do Coque interpretou os Hinos de Pernambuco e do Brasil.