Técnicos do Ministério inspecionaram nesta sexta-feira três trechos do Eixo Norte: os lotes1 e 2, em Cabrobó (PE) e o lote 8, em Salgueiro (PE).
O número de operários nos lotes 1 e 2 deve aumentar de 630 para mil nos próximos meses. Os trechos, de 40 km e 29 km de extensão, respectivamente, estão com 57,2% e 29,6% de execução e a previsão é que sejam concluídos até o final de 2014. O lote 8, que consiste na construção de três estações de bombeamento de água, também está gerando mais empregos na região. Ao menos 85% da mão de obra é local. Hoje são 568 pessoas com carteira assinada e em novembro serão mais de 800.
Nos três lotes que foram vistoriados, os trabalhos se desenvolvem em dois turnos. Durante o dia são realizadas escavações e detonações. E, no período da noite, os operários se encarregam de retirar o material detonado.
"Esta mobilização de operários atende à recomendação da presidenta Dilma Rousseff de ver as obras a pleno vapor para que sejam
concluídas dentro do prazo estabelecido?, disse o ministro Fernando Bezerra Coelho. A quantidade de trabalhadores, em toda obra, deve subir de 4.100 para 6.500 nos próximos meses. O projeto vai beneficiar 12
milhões de brasileiros em 390 municípios do semiárido.