Pernambuco vai ganhar uma fábrica do Grupo Petrópolis, segundo maior produtor de cervejas do Brasil. Esse é o resultado do protocolo de intenções assinado nesta sexta-feira (24) entre o governador Eduardo Campos (PSB) e os diretores do grupo, na sede do governo, no Centro de Convenções. A empresa irá produzir no estado as cervejas Itaipava e Crystal, um investimento de R$ 600 milhões e geração de 500 empregos diretos.
O município de Itapissuma, no Litoral Norte do estado, a 39 Km do Recife, foi o escolhido para abrigar a fábrica do Grupo Petrópolis. Sua planta ficará às margens da BR-101 e vai ocupar uma área de cerca de 100 hectares, sendo 40 mil metros² de área coberta. Cerca de 800 operários trabalharão no canteiro de obras e a conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2014. Quando pronta, a empresa ira gerar ainda três mil pessoas empregos na rede de distribuição, que virá a reboque da unidade fabril.
Eduardo lembrou o esforço do Governo do Estado em buscar investimentos nas áreas de alimentos e bebidas, que, segundo ele, “dão um forte dinamismo na economia. Aqui estão as plantas mais produtivas de grupos grandes, como é o Petrópolis. Isso porque nós, pernambucanos, sabemos abraçar as oportunidades que nos surgem”, lembrando que Ipapissuma já abriga uma fábrica da AmBev.
Quando estiver em plena atividade, a produção industrial do Petrópolis terá capacidade anual de 600 milhões de litros de cerveja. Inicialmente, com o selo pernambucano serão produzidas as cervejas Itaipava e Crystal, mas a ideia é que todo o portfólio estava à disposição do público local. O grupo também é o fabricante das marcas Lokal, Black Princess e Weltenburger; do energético TNT Energy Drink, da vodca Premium Blue Spirit Unique e do Blue Spirit Ice, só em Pernambuco, serão 41 novas revendas responsáveis por escoar a produção da nova fábrica.
Blog da Folha pe