Sintepav-PE deve entrar na justiça nesta terça (9). Edital de convocação de assembleia de greve será publicado na quarta (10)
Mais uma reunião terminou sem acordo, na tarde desta segunda (9), entre os trabalhadores da Ferrovia Transnordestina e a aliança formada pela Transnordestina Logística S.A e a Odebrecht, responsável pelas obras. Um edital de convocação para assembleia que decidirá ou não pela greve será publicado nesta terça (10). O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE) ficou de entrar hoje com uma ação na Justiça contra o patronato, na vara de Salgueiro.
Os empregados reivindicam o pagamento relativo ao Programa de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) e ao Prêmio de Incentivo à Produtividade (PIP). Segundo o Sintepav, “dos cinco mil homens com direito à bonificação, cerca de 2,5 mil já foram demitidos e, mesmo assim, não receberam o dinheiro, que é referente ao que foi apurado proporcionalmente aos meses trabalhados. Os que permanecem trabalhando já deveriam ter recebido após o dia 30 de junho”. O sindicato alega ainda que, ontem, o representante da Odebrecht presente na reunião tentou adiar o prazo de pagamento para 30 de julho, o que não foi aceito.
A Transnordestina Logística S.A e Odebrecht, por sua vez, dizem que estão dentro do prazo. Em nota, informaram que “vêm mantendo diálogo com Sintepav-PE com a finalidade de apurar os valores referentes ao Plano de Produtividade dos integrantes da construção da Ferrovia Transnordestina. O plano refere-se ao período que corresponde de janeiro a junho deste ano. A construtora, inclusive, está dentro do prazo do acordo coletivo firmado junto ao sindicato”.