sexta-feira, 6 de julho de 2012
Inauguração da reforma do Hospital Municipal de Timbaúba
Na última quinta(5) foi inaugurado pelo prefeito de Timbaúba Marinaldo Rosendo, a reforma do Hospital Municipal Dr. João Coutinho, presente também o Presidente da ALEPE, o Deputado Guilherme Uchôa, Secretários Municipais, Vereadores, outras autoridades e convidados.
Em seu discurso o novo diretor desta unidade de saúde, o Dr. Gil Brasileiro, ex-secretário de saúde de Brejo da Madre de Deus, prometeu melhorias para o hospital, e que esta parceria de gestão entre Hospital local e o Tricentenário para operacionalizar os serviços de saúde no nosso município iria trazer benefícios para todos os timbaubenses.
Experiência não lhes falta, através do Tricentenário o Dr. Gil Brasileiro passou a comandar as UPAs do Curado, Ibura e o Hospital de Aracaju, e agora ele acumula também o Hospital Municipal de Timbaúba.
Esperamos realmente que esta reforma no prédio hospitalar que foi prestigiada por várias autoridades timbaubenses e de outras regiões, não seja apenas uma ação eleitoreira, porque é de se estranhar que o atual gestor teve mais de quarenta e dois meses e só no último dia permitido pela legislação eleitoral fez a inauguração desta tão esperada reforma nesta importante unidade de saúde municipal.
Realmente a reforma é importante principalmente para a mídia em véspera de eleições, seguranças de terno e gravata, muito bom, a aparência é ótima, limpeza e higiene são fundamentais, mas para o povão o que vale mesmo é na prática, é reativar a maternidade e colocar equipamentos que sejam vitais para as mamães e seus bebês, médicos capacitados para realizar partos com segurança.
Só assim mães, bebês e familiares, deixariam essa preocupação vergonhosa de finais de semana, terem que procurar maternidades em outras cidades, muitas vezes arriscando suas vidas a noite ou madrugada afora nas estradas da região em busca de socorro. Situação muito vergonhosa para as lideranças políticas da cidade de Timbaúba. Até porque as centenas de recém-nascidos onde seus pais foram obrigados a procurar maternidades em outras cidades, deixaram de ter em seus registros o direito de serem cidadãos timbaubenses, pois tiveram que ser registrados nos municípios em que nasceram.
Esperamos realmente que um “Novo Tempo” comece de verdade, principalmente na tão carente área de saúde, que a nossa Secretaria Municipal de Saúde reveja esta velha prática das filas que muitas vezes começam pelas madrugadas para pacientes pegarem fichas para serem atendidos.
Olhe também com carinho esta distribuição de medicamentos, apesar do prefeito timbaubense em seu discurso inaugural, dizer que aumentou em cinco vezes a verba para distribuição de remédios nas farmácias do município ainda é muito burocrático conseguir medicamentos, também há muitas reclamações nos atendimentos em nossos postos de saúde.
Fazemos também um apelo para que olhe com cuidado a data de vencimento desses medicamentos, pois também existem reclamações que os mesmos são distribuídos com datas próximas ao prazo certo para consumo, caso o usuário não perceba e chega até a usar vencidos, com isso pode causar sérios danos a saúde.
Ficamos enquanto isso timbaubenses, aqui na torcida para que esta administração tome o rumo certo, pois tiveram mais de três anos e seis meses para arrumar a casa (digo a cidade), porém até agora o “Novo Tempo” não chegou para todos, não por falta de tempo, mas sim para alguns escolhidos chegou rápido demais.
Até agora não se percebe mudanças na forma administrativa da nossa cidade permance praticamente do mesmo jeito com algumas exeções, claro. São novos políticos, porém com velhas práticas de politicagem.
Por Reginaldo Silva
E-mail reginaldoantonio-silva@hotmail.com