domingo, 15 de julho de 2012

Dos turistas entrevistados, 95%, aprovaram o São João de PE

Pesquisa aplicada pelo segundo ano consecutivo tem como objetivo medir o grau de satisfação de quem visita a cidade durante o período junino



Apresentação de quadrilha junina na abertura do São João do Recife, no Sítio da Trindade. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Apresentação de quadrilha junina na abertura do São João do Recife, no Sítio da Trindade.
Foi o segundo ano consecutivo que a prefeitura do Recife, por meio da secretaria de turismo, testou com os turistas o grau de satisfação deles em sua visita ao São João local. Ao todo, 750 questionários foram aplicados pelo Instituto Censo, avaliando de onde vieram esses turistas, quantos dias passaram na cidade, seu gasto médio diário e a permanência da estada. A pesquisa foi realizada nos polos do Parque Dona Lindu, Arsenal da Marinha, Pátio de São Pedro, Sítio Trindade, Pracinha de Boa Viagem, além de alguns hotéis do Recife, Aeroporto e Terminal Integrado de Passageiros (TIP), entre os dias 22 e 24 de junho.

Dos turistas entrevistados no TIP e no Aeroporto e alguns hotéis da cidade, 95%, aprovaram o São João do Recife, informando como boa ou ótima a festa. Este dado mostra que do ano passado para cá, o grau de satisfação aumentou 12%. Quanto às respostas espontâneas, 34% assinalou que gostou de tudo, e 26% disse que as atrações foram boas. Para os frequentadores dos polos, e não residentes do Recife, 60% veio à cidade por causa do São João.

De acordo com a pesquisa, a maior parte dos turistas hospedados nos hotéis do Recife vieram de João Pessoa (PB). Em segundo lugar, turistas de Salvador (BA). Dos turistas entrevistados no Aeroporto, TIP e nos hotéis da cidade, 37% vieram do Nordeste (exceto Pernambuco) e 34% da Região Sudeste. Neste São João, 37% dos hóspedes permaneceram de 3 a 5 dias no Recife. Os turistas hospedados em hotéis, e também que passaram pelo Aeroporto e TIP, informaram que tiveram um gasto médio de R$ 423. E nos polos, o gasto médio dos turistas girou em torno de R$ 104.

Apenas 14% dos entrevistados hospedados em hotéis pernoitaram em outra cidade. A pesquisa também mostrou que 85% dos turistas vieram direto de sua cidade de origem ao Recife. 70% dos turistas já visitaram a cidade em outro período. Quanto ao meio de transporte, 64% utilizou o avião para chegar na capital pernambucana. Quando perguntado o motivo de ter escolhido o Recife, 22% assinalou que foi por indicação de amigos e parentes, e 14% pelo tradicionalismo do São João do Recife.

Dos turistas entrevistados no Aeroporto e no TIP e que ficou hospedado em hotéis e pousadas, 92% avaliou como boa e ótima as instalações desses equipamentos. E 40% desses hóspedes que frequentaram algum polo de animação ofertado pela PCR, escolheram o Sítio Trindade como o mais animado. Mais de 85% dos entrevistados informaram que pretendem voltar na festa junina do próximo ano. E 93% disse que recomendaria a cidade como destino turístico de lazer para parentes e amigos.