O Santo Casamenteiro. É assim que Santo Antônio de Pádua é conhecido popularmente, mas, para a Arquidiocese de Olinda e Recife, ele é também o padroeiro e o grande homenageado desta quarta-feira (13). As paróquias de Santo Antônio em Prazeres, Água Fria e no Cabo de Santo Agostinho têm programação especial para celebrar a vida e a obra do religioso.
Santo Antônio, que nasceu em Pádua, na Itália, com o nome de Fernando de Bulhões e Taveira – se tornou Antônio após entrar no Convento em Coimbra. Para a Igreja Católica, ele é considerado um dos doutores da Igreja por sua sabedoria, que refletiu em uma mudança de postura da vida e dos hábitos dos religiosos.
Para celebrar a data da morte dele, as comunidades eclesiais organizam uma homenagem de 13 dias, chamada Trezena, que culmina no dia 13 de junho. Nos festejos do Dia de Santo Antônio está programada, no Cabo, a tradicional festa em honra ao seu padroeiro, com uma quermesse completa: barraca de comidas típicas, artesanato, material litúrgico, pescaria, leilão, show católico – e ainda haverá um casamento comunitário nesta terça-feira (12).
O encerramento da festa, nesta quarta-feira, é o ápice do evento. A programação começa às 5h, com a Alvorada Festiva, seguida de uma missa solene às 10h, com a presidência do arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido. Já às 16h, a procissão com a imagem do padroeiro percorrerá as principais ruas da cidade e retornará à Matriz, onde será celebrada a Santa Missa. Após a celebração dos devotos assistirão a apresentação de uma quadrilha junina