quinta-feira, 31 de maio de 2012

Novo curso médico com apoio de hospital do SUS



Sem hospital próprio, a Faculdade Maurício de Nassau, que pretende abrir curso médico privado em Pernambuco, tem feito parceria com unidades de saúde para garantir a formação prática dos estudantes. Uma delas é com o Hospital Tricentenário, conveniado ao SUS e localizado em Olinda, Grande Recife. A unidade de saúde deve inaugurar no segundo semestre sua primeira UTI para adultos.

Conforme a direção do hospital, foram investidos R$ 2,5 milhões, 10% deles garantidos pela faculdade. O restante são recursos próprios do Tricentenário. Na verdade, a parceria entre as duas instituições já é antiga. O estabelecimento de saúde recebe alunos de outras graduações da Maurício de Nassau.

O Trincentenário tornou-se organização social, administra duas UPAs (Ibura e Curado II), um hospital municipal em Timbaúba (Zona da Mata) e outro em Aracaju, em Sergipe. Fontes do Ministério da Saúde afirmam que o novo curso médico de Pernambuco deve funcionar também com apoio de outros hospitais, públicos e privados.

No Estado já funcionam cinco cursos médicos (três no Recife, um em Garanhuns e outro em Petrolina). O da Maurício de Nassau seria o segundo privado. O primeiro foi o da Faculdade Pernambucana de Saúde (fundado na parceria FBV/Imip), que lançou no início de 2012 novos médicos no concorrido mercado. Também oferecem graduação em medicina a UPE (dois cursos), UFPE e Univasf.

Jornal do Commercio