Além do caráter simbólico, o ato deverá servir como oportunidade para colocar, no mesmo espaço, dois grupos adversários, que recentemente sinalizaram uma aproximação. O anfitrião do evento, o ex-deputado federal Egídio Ferreira Lima, convidou o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), e a presença do peemedebista é esperada.
Desde a criação, o Instituto Egídio Ferreira Lima já levou a Caravana da Cidadania há oito municípios, entre os quais Arcoverde, Surubim e Timbaúba. “Temos permanentemente um projeto chamado Caravana da Cidadania, que vai aos municípios do Estado e leva palestras, a exemplo de temas como Ficha Limpa e Lei Maria da Penha. Fazemos os debates em comunidades e é feita uma avaliação, um levantamento sócio-jurídico no município. A gente pergunta se tem juízes na cidade e se ele reside na cidade, se tem promotores e se eles residem, se a Defensoria Pública funciona adequadamente, se há rede de proteção social, como os conselhos tutelares, se estão em atuação”, explicou o presidente do Instituto, o advogado Eduardo Pugliesi.
Segundo ele, o Instituto leva o nome do ex-deputado e advogado Egídio Ferreira Lima por ser uma pessoa que, no Estado, representa o Direito e a política ao mesmo tempo. “Pela história de vida dele e o propósito do Instituto, não poderia ser outro nome. É um nome pernambucano e que representa um pouco do Direito e da política. Queríamos um patrono com esse perfil”, destacou.
A entidade, além de realizar palestras e cursos de capacitações para políticos e profissionais do Direito, já promoveu congressos relevantes. Na próxima sexta-feira, será realizado um fórum sobre Direito Eleitoral. No mesmo dia, o Instituto lançará um livro de autoria do advogado Carlos Neves Filho. A obra é voltada para as normas da propaganda eleitoral. O evento será na sede do Tribunal Regional Eleitoral e contará com a presença do presidente do TRE-PE, Ricardo Paes Barreto
Folha PE