sábado, 14 de abril de 2012

Timbaúba, está entre as 10 cidades pernambucana com mais casos de dengue.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco divulgou nesta quarta-feira que 21.469 casos de dengue foram notificados no Estado, de janeiro a março de 2012. Foram confirmados 4.859 casos e 3.421 foram descartados em 169 municípios. De acordo com a secretaria, os números representam aumento de 75,43% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 12.238 casos e confirmados 4.927.

As 10 cidades com os maiores índices de notificação são Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Itaquitinga, Jataúba, Condado, Carnaúba, Fernando de Noronha, Limoeiro, Salgueiro e Timbaúba. Até o momento, foram notificados 103 casos de dengue grave (complicação ou hemorrágica), com 18 confirmações.

A dengue
A doença é transmitida pela picada do mosquito hospedeiro infectado, o Aedes aegypti. O vírus passa por um período de incubação de quatro a 10 dias. Os primeiros sinais são febre alta, dor nas articulações e músculos, fraqueza, falta de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, fortes dores de cabeça e dor no fundo dos olhos.


A chamada dengue clássica cura-se naturalmente, quando o organismo livra-se do vírus através de anticorpos. A forma hemorrágica, no entanto, requer mais cuidados. Quando o paciente apresenta o quadro hemorrágico existe sangramento da gengiva, das narinas e de órgãos internos, o que ocasiona dores abdominais.

Não existe um tratamento específico para a dengue, mas apenas para os sintomas. Ou seja, antitérmicos auxiliam a controlar a febre e os analgésicos amenizam as dores musculares e de cabeça, por exemplo. Quando há suspeita da doença, todos os medicamentos que sejam feitos à base de ácido acetil salicílico têm de ser evitados.

Fonte: Terra


Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/pe-casos-de-dengue-aumentam-75-em-relacao-a-2011/#ixzz1s2FgrVFB