terça-feira, 24 de abril de 2012

Jornalista é executado com seis tiros no Maranhão

 



Décio Sá escrevia para o jornal "O Estado do Maranhão" e mantinha blog de denúncias do mundo político.

O jornalista e blogueiro Décio Sá foi executado com seis tiros na noite desta segunda-feira, em um bar da Avenida Litorânea em São Luís, no Maranhão. O jornalista trabalhava na editoria de política do jornal O Estado do Maranhão e matinha um blog popular sobre o tema. Nos posts, Décio fazia críticas e denúncias contra políticos e autoridades do estado.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) do Maranhão, o crime aconteceu por volta das 23h30. De acordo com os primeiros levantamentos da polícia, dois homens chegaram ao local em uma moto e um deles entrou no bar e foi ao banheiro. Ao sair, o criminoso atirou no jornalista pelas costas. Décio levou quatro tiros na cabeça, dois no tórax e morreu na hora.

"Foi um crime encomendado. As pessoas que entraram aqui no bar vieram com a intenção de executar o jornalista Décio Sá. As pessoas que testemunharam o fato disseram que o autor dos disparos não escondeu nem a cara", disse o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, para o site G1. Segundo os investigadores, as balas encontradas no local do crime são de calibre 40, de uso exclusivo da polícia.

O blogueiro Luís Cardoso contou que esperava por Décio em um outro restaurante, quando soube da notícia. "Décio falava ao telefone com o vice-prefeito da cidade Barra do Corda [Aristides Milhomem], que ouviu o barulho dos tiros e ficou gritando pelo nome de Décio. O vice-prefeito me ligou para dizer o fato, e eu então telefonei para o celular de Décio, que não atendeu. Em seguida, o Fábio Câmara [pré-candidato a vereador de São Luís e amigo do jornalista], que estava com ele, me ligou para dizer. Foi terrível."

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão, Leonardo Monteiro, confirmou que Décio relatava constantemente ameaças e disse que costumava dar conselhos ao blogueiro. "Eu sempre dizia a ele que tivesse cuidado, não se expusesse. Ele tinha um blog muito reconhecido aqui no Estado, e que fazia muitas denúncias", disse.

Em comunicado, o governo do Maranhão classificou o assassinato do jornalista como bárbaro e cruel e garantiu que está tomando as providências para a prisão dos criminosos.

Informações da Veja.com e UOL Notícias.

Confira o Blog do Décio

Sociedade interamericana de Imprensa: Brasil teve 27 crimes contra a imprensa