sábado, 31 de março de 2012

Major Brigadeiro Pinto Machado visita Macaparana e ministra palestra sobre a história do Brigadeiro Eduardo Gomes

 

 


Nesta sexta-feira, 30, Macaparana viveu um momento histórico, próximo de completar 81 anos de sua emancipação política, recebeu a visita do Major Brigadeiro Luiz Antonio Pinto Machado, que veio até Macaparana a convite do Deputado Antonio Moraes para ministrar uma palestra sobre o patrono da escola Brigadeiro Eduardo Gomes, que é da família Moraes.

O Major Brigadeiro Pinto Machado em sua fala para os alunos e professores, disse não saber da existência de uma escola com o nome do Brigadeiro Eduardo Gomes, mas conhecia a ligação de Eduardo Gomes com Macaparana, já que era um grande amigo da senhora Anita Moraes e sempre que a mesma o solicitava (Eduardo Gomes) poderia estar onde estivesse ele deixava tudo e atendia o seu pedido, pois sabia que tal solicitação sempre era para ajudar um pernambucano.


O Brigadeiro Pinto Machado relatou um pouco da história da Força Aérea Brasileira, como foi criada e do orgulho que todos nós pernambucanos temos, pois a Força Aérea começou praticamente aqui no Nordeste. Este fato histórico teria sido em Recife, Capital do nosso Estado.
E foi para onde veio o então Brigadeiro Eduardo Gomes, Isso porque em todas as regiões do país a Força Aérea estavam se organizando e coube justamente ao Brigadeiro Eduardo Gomes organizar as regiões Norte e Nordeste.


Os alunos das escolas da rede pública municipal, estadual e particular prestavam atenção em tudo o que estava sendo dito pelo Brigadeiro, mesmo porque, poucos dos que ali estavam conhecia a trajetória de um homem tão importante para a história de Macaparana como é o Brigadeiro Eduardo Gomes. Foi lindo ver a Biblioteca Municipal Clóvis Gomes de Andrade repleta de jovens alunos, que por muitas vezes não prestam a atenção na aula, mas naquele momento estavam focados na história do patrono da Escola Brigadeiro.
No mesmo local (Centro Social Urbano) onde estava acontecendo à palestra, também acontecia uma ação de cidadania, onde um grupo de Odontologos das Forças Armadas estava ensinando as crianças a cuidarem melhor da higiene bucal, dando-lhe flúor e um kit com escova e creme dental.