Homem de 70 anos foi autuado em flagrante por armazenar o produto ilegal
Mais de uma tonelada de chumbinho foi apreendida na última terça-feira (12), em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado. O material foi encontrado em um galpão, usado para fabricação de raticidas, cupinicidas sem registro, entre outras substâncias químicas. Um homem de 70 anos foi autuado em flagrante na Delegacia de Vitória por armazenar o produto ilegal. O crime é inafiançável e a pena varia de dez a 15 anos de prisão.
A operação foi realizada pela Polícia Civil e pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária e segue nesta quarta-feira (13). Segundo a polícia, esta foi a maior apreensão do material em Pernambuco. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decidiram retirar do mercado brasileiro o agrotóxico aldicarbe, usado irregularmente para o controle doméstico de ratos. A medida vale desde outubro de 2012.
Em caso de suspeita de algum problema desse tipo, a Anvisa indica o Disque-Intoxicação, disponível para todo o país no número 0800-722-6001. Além disso, a agência pede que a compra e a venda de chumbinho sejam denunciadas pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br ou toxicologia@anvisa.gov.br. A pessoa não precisa se identificar, e os dados eventualmente fornecidos são mantidos em sigilo.
FolhaPE