sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Estado lança campanha de prevenção ao câncer de mama


Com maior oferta do que demanda no atendimento ao câncer de mama e do colo do útero, Pernambuco tem um novo desafio no combate a essas duas doenças: divulgar junto às mulheres a necessidade do exame preventivo. Nesse sentido, o Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (14), o Seminário Estadual de Enfrentamento ao Câncer de Mama e do Colo do Útero, no Centro de Convenções.

O governador Eduardo Campos (PSB) fez a abertura do evento, que reúne profissionais de saúde, gestores e representantes das sociedades científica e civil organizada. Eduardo realçou a importância de se investir na publicidade das ações de prevenção, uma vez que o estado já oferece os exames preventivos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em ambos os casos.


"Aqui, temos mais oferta de exames de mamografia e citopatológico do que procura. E a partir do momento em que a mulher fica sabendo que é um direito, que tem disponível e que é importante fazer na rotina, estabelece uma cultura de ter esse cuidado, que pode salvar muitas vidas. A cada quatro consultas de mamografia, uma fica esperando a chegada da mulher. A de citopatologia é até mais, quase a metade. De cada duas, uma fica vazia", disse Eduardo.

Durante o evento, o governador ainda informou que "o Governo do Estado tem o compromisso de garantir, em até 90 dias após o diagnóstico, o atendimento indicado pelos médicos para o enfrentamento dessas doenças". Para tanto, além do seminário e das peças publicitárias, o governo prevê, até 2014, outra ampliação dos exames de mamografia, com a contratação de novos serviços.

Atualmente, Pernambuco conta com 89 serviços de mamografia na rede pública e conveniada de saúde, além de ter implantado, desde 2010, sete serviços de Cirurgia de Alta Frequência (CAF) nos hospitais regionais do estado para o tratamento de mulheres com diagnóstico de lesões precursoras do câncer do colo do útero.