domingo, 6 de outubro de 2013

Pernambuco é representado em Olimpíada de História da Unicamp

Grande final acontece no próximo dia 20 e trio de alunos da Escola de Aplicação do Recife segue na disputa

Nathália, Marina e Arthur integram equipe coordenada por Ivan
Alunos da instituição de ensino Escola de Aplicação do Recife, na Madalena, participam pela segunda vez de uma final de Olimpíada Nacional em História do Brasil.
Nomeada de “Abraçaço”, e orientada pelo professor de História Ivan Luís Lima Cavalcanti, de 25 anos, a equipe pernambucana é formada pelo trio de alunos de 15 anos: Nathália de Lacerda, Marina Claudino de Oliveira Dias e Arthur Holanda Costa Lins.
Organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a 5ª edição da Olimpíada acontece na cidade de Campinas, interior de São Paulo. A competição reúne 11 mil grupos de estudantes de escolas de todo o Brasil, que passam por cindo fases classificatórias para chegar até a final. Na última etapa 300 grupos de estudantes realizam uma prova escrita, marcada para o próximo dia 19, tendo o grande vencedor revelado já no dia 20, na quadra de esportes do Estádio Brinco de Ouro da Princesa, pertencente ao Guarani Futebol Clube. 


No ano passado, alunos da Escola de Aplicação do Recife obtiveram uma ótima classificação na competição, ficando com a medalha de prata. Para mais esta edição, o professor Ivan Luís se mostra confiante, apesar do trio de alunos serem do 1º ano do ensino médio, quando a maioria dos grupos finalistas é do 3º ano. “Esse trio de alunos são maduros e bastante inteligentes, acredito totalmente na capacidade deles, e a expectativa é a melhor possível para a medalha de ouro”, ressalta.De acordo com o professor, a importância da realização desta Olimpíada é para que os alunos saibam e se aprofundem nas funções da profissão de Historiador, que tem como características estudar e pesquisar o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. 


Os alunos vencedores levam para casa medalhas, certificados escolares e conjuntos de livros. Já os professores classificados para final, ganharão um curso de formação pela Unicamp, no período de uma semana. Os alunos desembarcam em Campinas no dia 18 e também vão aproveitar a oportunidade para conhecer a cidade.

Informações da Folha de Pernambuco