quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sociedade de Cultura e Musical 1º de Novembro, carinhosamente conhecida por “Pé de Cará”

Há mais de 90 anos esbanjando alegria e cultura ao nosso povo através da música.



Sociedade de Cultura e Musical 1º de Novembro, tradicionalmente conhecida com “Pé de Cará”, foi fundada em 1º de novembro de 1922, e teve suas origens nos músicos remanescentes da Banda “Sete de Setembro” ou “Música Velha”, que foi fundada em 7 de setembro de 1858.

Mas a associação musical cerrou suas portas e encerrou suas atividades nas festas comemorativas do 1º Centenário da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1922.

Mestre Amaro fundador
da Banda 1º de Novembro
Jean José da Silva
(Atual Regente)
Em consequência ficou a cidade sem Banda de Música, fato que ensejou o surgimento de um movimento de continuidade ao culto da arte musical, tendo como precursores os seguintes membros: Luiz Marinho Falcão, Severino Ferreira da Silva (Cozinho), Joventino da Silveira Vilar, Francisco Sotero Caio, José Vicente Borges, Manoel Inácio da Silva e Amaro Jorge da Silva (conhecido como Mestre Amaro), sendo ele o principal fundador da 1º de Novembro.

Inicialmente a Banda tinha como sede a casa do mestre Amaro, na Rua hoje denominada 21 de Fevereiro; sendo posteriormente transferida para Rua da Constituição (hoje Mal. Dantas Barreto).

Luiz Marinho Falcão
1º Presidente
Fernando Andrade (Atual Presidente)

Amaro Jorge sentia a necessidade de dotar a Banda de uma sede própria e, graças ao empenho dos Srs. Luiz Marinho Falcão e Manoel José dos Santos foi conseguida a aquisição do terreno, doado pelo empresário Dr. Júlio de Queiroz.

A construção do prédio foi fruto da abnegação dos seus músicos que tombavam pedras e tijolos num caminhão cedido pelo Sr. Luiz Araújo; o Sr. Francisco Gomes de Barros, dirigiu a maioria dos serviços e fazia tudo o que era concernente ao seu ofício de serralheiro.

O Sr. Antonio Domingos de Menezes, que era Pedreiro, trabalhava de boa vontade, sem receber remuneração e assim, a nova sede da 1º de Novembro foi erguida e festivamente inaugurada em 1º de janeiro de 1942, na Rua Regente Amaro Jorge, 86.


Atualmente a filarmônica tem como presidente do conselho de administração o Dr. Fernando Andrade Ferreira e vice o senhor Manoel Alves Soares.

Diretoria da Banda 1º de Novembro

Diretoria Financeira- Otávio Luiz da Silva Neto e Ivanildo Rodrigues de Oliveira
Assuntos Musicais- Jean José da Silva e Jorge Luiz da Silva Gomes
Diretoria Social-  Daslan Melo Lima e Gilmar Gomes da Silva
Patrimônio-  Manoel Gonçalo de Brito Filho e Fábio Paz da Silva
Jurídico-  Martinho Virgílio e Everaldo José da Silva
Relações Públicas- Celma Lucia Vasconcelos e José da Silva Ramos
Secretário Geral- Severino Francisco da Silva e Vice Secretário Geral Jeová Barbosa de Lira
Professores de Música- Carlos Stéfano e Leonardo Silva 

A Banda pé de Cará é composta por 60 músicos e a Escola de Música Regente Amaro Jorge frequenta em média 54 alunos.


Clik em cima da foto desejada para aumentar