quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Após 19 dias inconsciente, paciente abre os olhos pela primeira vez nesta quarta no HR

Sobrinha de Edson Vale veio de Salvador para visitar o parente que não via há oito anos

Caso é um mistério para a equipe médica
Após 19 dias internado no Hospital da Restauração (HR) e sem esboçar nenhum tipo de reação, a não ser dormir, o homem identificado por Edson Vale do Espírito Santo, de 51 anos, enfim, despertou por alguns instantes do sono profundo, durante a primeira visita de um parente, nesta quarta-feira (11).

Segundo a assessoria do HR, a sobrinha do paciente, Ana Carla Moreira - que veio de Salvador e não via o tio há oito anos - presenciou o momento em que ele abriu o olho pela primeira vez, desde que deu entrada na unidade de saúde, no último dia 24 de agosto.
Embora a reação tenha sido considerada um progresso, Edson permanece com quadro de queda do nível de consciência e o seu caso continua sendo um mistério para a equipe médica. Ainda de acordo com o HR, exames mais complexos precisam ser realizados para que, assim, seja descoberto o que faz o homem dormir sem parar. Mas, para que isso aconteça, é necessária a autorização da família.
“Quando ele deu entrada, os médicos fizeram alguns exames iniciais, como uma tomografia do crânio e outros procedimentos que não foram suficientes para detectar o que realmente está acontecendo. Agora, precisamos da autorização de um parente mais próximo, por exemplo, sua esposa, para que o HR realize exames mais complexos, como uma ressonância magnética no cérebro e, assim, termos algum diagnóstico", informou a assessoria.
Ainda conforme o órgão, a esposa do homem já entrou em contato com o hospital e tem a intenção de vir ao Recife para poder autorizar os exames. “Ela mora no estado do Pará e não tem dinheiro para vir ao Recife. Irmãos do paciente que moram em Salvador estão se mobilizando para pagar sua passagem e, assim, a autorização ser feita. Enquanto isso, ele vai permanecer na enfermaria sob os cuidados de uma equipe médica que está investigando o caso”.
Edson Vale do Espírito Santo foi encontrado inconsciente e com o pé esquerdo quebrado em um hotel no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), no dia 24 de agosto, data em que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Curado II, sendo depois foi transferido para a Capital. Com ele, os socorristas encontraram uma pasta contendo vários documentos, entre eles uma carteira de identidade, certidão de nascimento e papéis do Ministério do Trabalho, no qual indicava que ele trabalhava como encanador até junho deste ano, em Belo Monte, no Pará.
Com informações da Folha de Pernambuco
Foto TV Globo