Passada a polêmica do enterro de Dominguinhos – que foi sepultado, no Morada da Paz, em Paulista, mas que havia dito em vida que queria ser enterrado na sua cidade natal, Garanhuns – o município do Agreste vai receber nesta quinta-feira os restos mortais do sanfoneiro.
A exumação e posterior transferência do corpo foi possível por meio de um acordo entre os dois filhos do músico, Liv Morais e Mauro Moraes. Os dois disputam na Justiça a herança do pai, mas decidiram cumprir o desejo do sanfoneiro e autorizaram a transferência do corpo.
Três irmãos do músico, que não puderam acompanhar o enterro no mês de julho, vão seguir no cortejo que acompanhará a viagem até Garanhuns. Maria da Conceição, Maria Auxiliadora e Valdomiro Moraes moram no Rio de Janeiro, para onde a família de Dominguinhos se mudou quando ele era adolescente.
A saída do Recife está marcada para às 7h30. De acordo com a prefeitura de Garanhuns, dois ônibus com um grupo de familiares, jornalistas, músicos e amigos do cantor acompanharão todo o percurso.
A concentração começa cedo, às 6h, com muito forró no Bar e Restaurante Arriégua, no bairro Cidade Universitária. O dono, Luiz Ceará, foi um dos grandes amigos de Dominguinhos.
Quando a comitiva chegar em Garanhuns, no pórtico de entrada, haverá uma queima de fogos.
Em Garanhuns, o cortejo passará pela avenida Rui Barbosa, rua XV de Novembro, avenida Dantas Barreto, avenida Barão do Rio Branco, rua Melo Peixoto e Luiz Burgos, chegando ao cemitério São Miguel – local onde está o mausoléu, construído por meio de um projeto da Secretaria Municipal de Planejamento.
Confira abaixo a programação completa
PROGRAMAÇÃO RECIFE:
6h – Bar e Restaurante Arriégua – Cidade Universitária/Recife
Café da manhã para os amigos de Dominguinhos que acompanharão o cortejo com destino a Garanhuns (2 ônibus);
6h30 – Saída do carro da funerária do Morada da Paz/Paulista, com o corpo. O caixão estará coberto com as bandeiras de Garanhuns e de Pernambuco. Batedores abrirão o trânsito até o Arriégua e seguem até a saída do Recife;
7h30 – Ônibus com os amigos, familiares, músicos, cantores, jornalistas, etc. seguem o carro com o corpo e deixam o Recife
8h30 – BR 232 – (início do cortejo)
PROGRAMAÇÃO EM GARANHUNS:
10h30 – Palco montado na rua Luiz Burgos, que é a rua do cemitério de São Miguel, inicia a programação para a concentração do público presente.
10h30 – Palco montado na rua Luiz Burgos, que é a rua do cemitério de São Miguel, inicia a programação para a concentração do público presente.
Orquestra Manoel Rabelo abre a programação com músicas de Dominguinhos;
Desfile da Escola Municipal de Educação Integral Miguel Arraes de Alencar – que homenageou Dominguinhos no 7 de Setembro;
Coral de crianças “Orquestrando Vidas” do CRAS Magano;
Apresentação dos Reisados de Garanhuns, em homenagem a Dominguinhos;
Leitura do Cordel de Gonzaga de Garanhuns com a história de Dominguinhos;
Apresentação da “Escola e Orquestra Sanfônica Dominguinhos”, com o professor Eder e alunos;
Apresentação dos sanfoneiros de Garanhuns e região (mais de 50), executando a música “Onde o Nordeste Garoa”, “No meu Garanhuns” e “De volta pro meu aconchego”, acompanhados por Zezinho de Garanhuns, Gena de Altinho, Gláucio Costa, Ronaldo Cesar e vários cantores/forrozeiros.
CHEGADA DO CORTEJO EM GARANHUNS (previsão 13h)
Chegada em Garanhuns com a passagem pelo pórtico do município, seguindo em cortejo pelas principais ruas e avenidas;
Bênção do Bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães;
Durante o sepultamento, se apresenta a Orquestra Sanfônica do Rio Grande do Norte, com 23 crianças de 8 a 16 anos tocando o Hino Nacional e a música “Sanfona Sentida”;
TODOS DE VOLTA AO PALCO:
Canta Mourinha do Forró com a música-tributo “Saudade de Dominguinhos”;
Fala do Prefeito Izaías Régis;
Canta Liv Moraes “De volta pro meu aconchego…” e “Só quero um xodó…”;
Canta Valdonys;
Canta Camarão e Salatiel;
Cezzinha e demais artistas se alternam no palco e prestam homenagens cantando, juntos, músicas de Dominguinhos.
Informações do Diário de Pernambuco