quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Protesto na BR-101 Sul provoca engarrafamento de pelo menos 10km

Manifestantes protestaram de frente a fábrica da Vitarella, em Prazeres

Um protesto no km 84 da BR-101 Sul, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, de frente a fábrica da Vitarella, deixou o trânsito complicado durante toda a manhã chuvosa desta quarta-feira (14). Moradores das comunidades Areeiro, Lagoa das Garças, Sotave, Jardim Prazeres, Coquinho e Cajueiro Seco reclamam de desapropriações que estariam sendo planejadas para esses locais. Os manifestantes chegaram a queimar pneus, a via sentido Cabo de Santo Agostinho-Recife, ficou interditada até às 8h40, enquanto o fluxo do trecho contrário ficou obstruído até as 10h30.
Segundo a Polícia Rodoviário Federal (PRF), o ato gerou um engarrafamento de pelo menos 10 quilômetros em cada sentido. Os motoristas já sentiam a retenção na Imbiribeira, nas imediações do Aeroporto Internacional do Recife. De acordo com os manifestantes, engenheiros e funcionários da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes têm visitado as comunidades, realizam cadastramento das famílias e tiram fotografia das casas, para a requalificação da Lagoa do Náutico, obra que teria com consequência a desapropriação das famílias, que seriam levadas para um conjunto habitacional. Equipes do Corpo de Bombeiros, da PRF e policiais do Grupamento de Apoio Tático Itinerante (Gati) acompanham a manifestação. 
Em resposta, a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) disse entender a preocupação dos moradores das comunidades do Areeiro, Lagoa das Garças, Jardim Prazeres e Sotave. O órgão pediu para que os residentes fiquem tranquilos quanto às visitas que estão acontecendo nas comunidades, pois não se trata de um processo de desapropriação e sim um estudo para avaliação da área e elaboração de um projeto para a possível construção de um viário às margens da Lagoa do Olho D’água. 
Informações da Folha de Pernambuco