sábado, 20 de abril de 2013

No dia D contra a influenza, 6 mil postos de vacinação funcionam em Pernambuco


Este ano, a vacina foi alterada e tem em sua composição três tipos de vírus

Em 2012, mais de 1,2 milhão de pessoas foram vacinadas em Pernambuco
Este sábado (20) é o Dia D para o combate à gripe entre os brasileiros. Em Pernambuco, a 15º Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza pretende vacinar 1,6 milhão de indivíduos enquadrados no grupo de risco e, para isso, 6 mil postos de vacinação foram montados e estarão em pleno funcionamento durante o dia.
Segundo o secretário de Saúde do Governo do Estado, Antonio Carlos Figueira, é importante receber a injeção com imunização para evitar a doença e possíveis complicações em caso de contágio, já que, nos casos mais graves, o paciente pode vir a falecer. Para incentivar a adesão à campanha, o secretário participa de uma maratona às 8h, na Policlínica Albertin Sabin, localizada na rua Padre Roma, 187, Tamarineira. Junta-se a ele o o secretário de Saúde do município, Jailson Correia.
Este ano, a vacina foi alterada e tem em sua composição três tipos de vírus: sazonal, H1N1 e H3N2. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), estudos apontam que a vacinação reduz o número de internações devido à pneumonia de 32% a 45%, e de mortalidade, de 39% a 75%.
Em 2012, mais de 1,2 milhão de pessoas foram vacinadas contra a influenza em Pernambuco, totalizando 87,19% do público prioritário. No Brasil, foram 26 milhões de pessoas (86,37%).
Grupo de Risco
Indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças entre 6 meses e de 2 anos de idade, idosos e trabalhadores de saúde são consideradas pessoas que compõem o grupo de risco, portanto devem receber a vacina de forma prioritária. Além delas, há os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais, como diabetes. Transplantados também estão dentro da parcela a recebê-la e, para completar, a população carcerária também será imunizada.