O Movimentação de ambulâncias começou por volta das 11h para retirada dos feridos no tumulto. |
Presídio Frei Damião de Bozzano, que faz parte do Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, no Recife, passa por um tumulto na manhã deste sábado (26), dia de visita íntima, que se estenderia até o domingo (27). Segundo as primeiras informações divulgadas pela Polícia Militar, ao menos 10 detentos teriam fugido do local. No entanto, informações extraoficiais dão conta de que 40 pessoas escaparam e que ao menos 12 já foram recapturados.
Por volta das 11h30, a polícia localizou dois presos que estavam escondidos numa casa em frente ao presídio. Outros detentos foram encontrados em ônibus que circulam pelas proximidades. Além dos familiares, vários curiosos estão na frente do presídio.
Policiais fazem buscas pela vizinhança do complexo prisional. |
De acordo com informações da Polícia Militar, a PM foi acionada por volta das 9h30 e conseguiu recapturar cinco detentos. No entanto, familiares afirmam que pelo menos 40 presos deixaram o local pela porta da frente efetuando disparos, o que levou a uma troca de tiros com a polícia.
Movimentação da polícia, familiares e vizinhos do presídio por conta do tumulto é grande. |
Segundo familiares, o tumulto começou quando as mulheres passavam pela revista para a entrada da visita íntima. Segundo a PM, as guarnições especializadas como o 12º Batalhão, Rádio Patrulha e Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas (CIPMotos/Rocam) estão realizando buscas na área para localizar os fugitivos.
Tumulto acontece no Presídio Frei Damião de Bozzano, que faz parte do Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno. |
Vários detentos seguiram em direção à comunidade do Jardim Planalto. Moradores da área informaram que os presos foram vistos em fuga pelos telhados das casas.
O Batalhão de Choque entrou no presídio por volta das 10h30 para a realização de varredura. Um helicóptero da Secretaria de Defesa Social auxilia nas buscas.
Ainda segundo familiares, há vários mortos, inclusive um agente penitenciário. A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) confirma o tumulto, mais ainda não tem um balanço sobre quantidade de presos que fugiram ou de feridos.
Diario de Pernambuco
Com informações da repórter Juliana Cavalcanti
Foto: Juliana Cavalcanti/DP/D.A Press