terça-feira, 18 de setembro de 2012

Governador Eduardo Campos o “garoto propaganda” de vários partidos







O governador Eduardo Campos não é “garoto propaganda” nessas eleições apenas do PSB. Sua fotografia está espalhada por todo o Estado ao lado de candidatos a prefeito de vários partidos, inclusive de oposição como é o caso do PSDB. Isso nunca houve em Pernambuco e merece um estudo sociológico. Antes dele, os campos políticos no Estado estiveram bem delimitados. Havia “o governo” e “a oposição”. Mas hoje, com as honrosas exceções do PPS/DEM, está todo mundo de um lado só.

Há propaganda do governador com os tucanos Carlos Santana (Ipojuca), Jorge Alexandre (Camaragibe) e Botafogo Júnior (Carpina), com os pedetistas José Queiroz (Caruaru) e Joãozinho Dourado (Lajedo), com os petebistas Fred Gadelha (Goiana) e Izaías Régis (Garanhuns), com os republicanos Sebastião Oliveira (Serra Talhada) e Marcelo Pereira (Belmonte), com os comunistas (do PCdoB) Renildo Calheiros (Olinda) e Fernando Fernandes (Sanharó), e assim por diante.

Presume-se que isso se deve a dois fatores. Primeiro, à boa gestão que ele faz em Pernambuco, sendo considerado hoje pelo Datafolha o governador mais bem avaliado do Brasil. Segundo, à possibilidade de disputar a presidência da República em 2014 ou 2018, dependendo das circunstâncias. É essa expectativa de poder, que todo muito sabe que não é uma coisa fácil, mas não impossível, sobretudo se o PT e o PSDB encolherem nessas eleições, que está unindo o Estado em torno dele.

 Do blog do Inaldo Sampaio