quarta-feira, 27 de junho de 2012

SDS registra aumento no número de roubos a motos em Pernambuco



Houve um aumento de 44%, de janeiro a maio, em relação ao ano passado.
Facilidade no desmanche e condutor mais exposto contribuem para índices





O número de veículos circulando em todo estado aumenta a cada mês, de acordo com o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Os valores são ainda mais impressionantes quando se fala em motos: foram mais de 38 mil novos veículos nas ruas de janeiro a maio deste ano. Em relação a novos carros circulando, são pouco mais de 28 mil. Acompanhando esses valores, a quantidade de roubo de motocicletas no estado também está se elevando. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), foram 1.066 registros de janeiro a maio, um aumento de 44% em relação ao mesmo período ano passado.

De acordo com o delegado Nelson Souto, da Delegacia de Roubos e Furtos, o aumento de veículos circulando contribuiu para a elevação dos números. “É importante frisar que o aumento do poder de renda, junto à facilidade de crédito mediante financiamento, gerou um boom na aquisição. No período de um ano, de 2011 a 2012, foram 130 mil motos. Por conseguinte, elas estão na rua facilitando ação dos criminosos”, contou.



números de roubos a carros, de acordo com a SDS, reduziram. De janeiro a maio deste ano 1.764 carros foram roubados em Pernambuco. Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando aconteceu 2.080 casos, houve uma redução de 15%. As motos estariam sendo visadas por conta de algumas facilidades. “É mais fácil o desmanche, ela pode ser guardada em qualquer local, num quarto, num quintal. Além do mais, a moto não possui habitáculo [condutor fica mais exposto], que facilita a abordagem do assaltante”, disse Nelson Souto.


De acordo com a polícia, vem ocorrendo, em alguns casos, a migração de criminosos de outros tipos de crime. “A gente está fazendo uma repressão forte ao tráfico de drogas e, algumas vezes, verificamos a migração para crimes violentos contra o patrimônio. Nós estamos procurando focar no trabalho da repressão qualificada”, contou o delegado.
A polícia orienta para que os motociclistas não reajam. Após o roubo, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) deve ser comunicado, através do 190. Em seguida, é necessário o registro do crime na delegacia de plantão mais próxima.


Do G1 PE